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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12413
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Avaliação da eficiência dos portos utilizando análise envoltória de dados: estudo de caso dos portos da região nordeste do Brasil |
Title in English: | Performance evaluation of ports using data envelopment analysis: a case study on the ports of Northeast region of Brazil |
Authors: | Sousa Júnior, José Nauri Cazuza de Nobre Júnior, Ernesto Ferreira Prata, Bruno de Athayde Mello, João Carlos Correia Baptista Soares de |
Keywords: | Planejamento portuário;Análise envoltória de dados;Avaliação de desempenho |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Journal of Transport Literature |
Citation: | SOUSA JUNIOR, José Nauri Cazuza de. et al. Avaliação da eficiência dos portos utilizando análise envoltória de dados: estudo de caso dos portos da região nordeste do Brasil. Journal of Transport Literature, v. 7, n. 4, p. 75-106, oct. 2013. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O sistema portuário é elemento-chave para o desenvolvimento macroeconômico da sua área de influência. A avaliação de desempenho do setor portuário torna-se fundamental para o monitoramento e o aprimoramento das atividades deste setor para buscar atingir a eficiência. Para que se possa procurar a eficiência é preciso medi-la e conhecer as ineficiências. Estas medidas podem ser feitas com a Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis – DEA) que é um método baseado em programação matemática, que analisa, com base nos recursos (inputs) e produtos (outputs) utilizados em dado processo, a eficiência de um conjunto de unidades tomadoras de decisão (Decision Making Units - DMU). O presente trabalho teve como objetivo elaborar e analisar modelo para a medição da eficiência dos portos da Região Nordeste do Brasil, no ano de 2006, adotando o método DEA. A seleção de variáveis foi feita com auxílio do método Compensatório de Normalização Única, o qual determina as variáveis a serem utilizadas através do índice S que depende da eficiência média (relação causal) e da quantidade de DMU na fronteira (poder de discriminação). Foram analisadas as instalações e operações de contêineres e granéis sólidos dos principais portos da Região Nordeste. A obtenção da eficiência portuária, efetuada por tipo de carga, auxilia no planejamento de médio e longo prazo, de forma a organizar os portos para aumentar a movimentação horária e a movimentação de cargas, contribuindo, assim, para a eficiência dos terminais. |
Abstract: | The port system is a key element for the macroeconomic development of its area of influence. The performance evaluation of the port sector becomes fundamental to the monitoring and improvement of the activities of this sector aiming at accomplishing efficiency. The Data Envelopment Analysis – DEA is a method based on mathematic programming which analyzes, based on the inputs and outputs utilized in a certain process, the efficiency of a set of Decision Making Units – DMU. This paper aims to elaborate and analyze models for the efficiency measuring of the ports in Brazil’s northwest in 2006, adopting the DEA method. The variables selection was done with the aid of the Compensatory method of Normalization (Single Parameter), which determines the variables to be utilized through index S that depends on the average efficiency (causal relation) and the quantity of DMU in the frontier (discrimination power). The facilities of containers and solid bulks of the main ports in northwest were analyzed. The obtaining of the port efficiency executed by the type of load helps in the medium and long-term planning, so that it organizes the ports to increase the timetable turnover and the loads turnover, contributing to the efficiency of the terminals. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12413 |
ISSN: | 2238-1031 |
Appears in Collections: | GESLOG - Artigos publicados em revistas científicas |
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