Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12093
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Plano diretor de atenção primária como estratégia de educação permanente : perspectiva dos facilitadores
Título en inglés: The facilitators’ point of view regarding the primary health care planning as a continuing education program
Autor : Silva, Kênia Lara
Ribeiro, Helen Cristiny Teodoro Couto
Pereira, Lizziane D’ávila
Martins, Bárbara Ribeiro
Viana, Juliana Alves
Belga, Stephanie Marques Moura Franco
Palabras clave : Educação Continuada;Atenção Primária à Saúde;Assistência Integral à Saúde;Prática Profissional
Fecha de publicación : 2012
Editorial : Rev Rene
Citación : SILVA, K. L. Plano diretor de atenção primária como estratégia de educação permanente : perspectiva dos facilitadores. Rev Rene, Fortaleza, v. 13, n. 3, p. 552-61, 2012.
Resumen en portugués brasileño: Trata-se de um estudo qualitativo cujo objetivo foi analisar o Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde no processo da educação permanente, bem como a formação dos profissionais para atuação como multiplicadores nesse processo. Os dados empíricos foram obtidos de entrevista com 11 enfermeiros que atuaram como facilitadores do Plano Diretor em um município da região metropolitana de Belo Horizonte. Os resultados indicam que a vivência como facilitador permitiu reflexões sobre o processo de trabalho, contribuindo para a incorporação de novas ferramentas na atenção primária. Os participantes relataram as dificuldades enfrentadas na condução do trabalho, bem como lacunas na formação desses profissionais para atuarem na Atenção Primária à Saúde e implementarem processos de educação permanente no cotidiano dos serviços. O Plano Diretor representa importante estratégia de educação permanente com potencial para transformar processos e práticas na atenção primária à saúde.
Abstract: This is a qualitative study that aims at analyzing the Primary Health Care Strategic Planning in a continuing education process, as well as the professional’s formation to work as facilitators in it. Data was obtained through interviews with 11 nurses that had acted as the plan’s facilitators in a municipality within Belo Horizonte. The results indicate that the experience as facilitators allowed them to reflect on the work process and this practice contributed to the incorporation of new tools to the primary health care system. The participants reported the difficulties faced when conducting the experience and the gap in the professionals’ formation to act in the PHC and to put into practice the processes of continuing education on a day to day basis. In conclusion, the Planning represents an important continuing education strategy and it is significance to transform processes and practices in the primary health care service.
Resumen en español: Estudio cualitativo con objetivo de analizar el Plan Director de Atención Primaria de la Salud en el proceso de educación permanente y la formación de profesionales para actuar como multiplicadores en tal proceso. Los datos empíricos fueron obtenidos en entrevistas a 11 enfermeros que actuaron como facilitadores del Plan Director en un municipio de la región metropolitana de Belo Horizonte, Brasil. Los resultados indican que la experiencia como facilitador permitió reflexionar sobre el proceso de trabajo y contribuir a la incorporación de nuevas herramientas en la atención básica. Los participantes señalaron las dificultades enfrentadas en la conducción del trabajo y los vacíos en la formación de profesionales para implementar procesos de educación permanente en el cotidiano de los servicios. El Plan Director representa importante estrategia de educación permanente, con potencial para cambiar procesos y prácticas en la atención primaria de la salud.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12093
ISSN : 2175-6783 online
Aparece en las colecciones: DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2012_art_klsilva.pdf281,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.