Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/1205
Tipo: | Dissertação |
Título: | Chico da Silva: estudo sociológico sobre a manifestação de um talento artístico |
Autor(es): | Oliveira, Gerciane Maria da Costa |
Orientador: | Lemenhe, Maria Auxiliadora de Abreu Lima |
Palavras-chave: | Chico da Silva;Arte - Ceará;Campo Artístico;Art- Ceará;Champ Artistique;Silva,Chico da,1910-1985;Pintores - Ceará - Biografia;Pintores - Ceará - Anos 1940;Pintura brasileira - Ceará - Aspectos sociais - Anos 1940;Arte e sociedade - Ceará - Anos 1940 |
Data do documento: | 2010 |
Instituição/Editor/Publicador: | http://www.tede.ufc.br |
Citação: | OLIVEIRA, Gerciane Maria da Costa. Chico da Silva: estudo sociológico sobre a manifestação de um talento artístico. 2010. 126f. Dissertaçao (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceara, Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Fortaleza-CE, 2010. |
Resumo: | O presente trabalho tem como intuito principal compreender, sob a perspectiva sociológica, a manifestação do pintor naif Chico da Silva no contexto artístico cearense dos anos 40. Nascido no Alto do Tejo, cidade do Acre, Francisco Domingos da Silva, filho de pai indígena e mãe cearense chega a Fortaleza em meados dos anos 30. Tendo seus trabalhos muralistas “descobertos” pelo crítico e pintor suíço Pierre Chabloz, em 1943, Chico passa a produzir telas, sob a interferência e orientação do estrangeiro, que levadas aos circuitos locais, nacionais e internacionais despertam grande interesse e admiração dos pares, da crítica e do público. Contudo, tal aceitação local não se deve, exclusivamente, aos valores e propriedades intrínsecas à suas obras, mas ao espaço dos possíveis objetivamente inscrito, que se delineia no modernismo tardio e no processo de autonomização do campo artístico cearense dos anos 40. A ruptura com os padrões artísticos europeus advindos principalmente da França e as afinidades formais e de idéias que se tecem nessa configuração entre arte “moderna” e arte “primitiva” viabilizam a paradoxal inscrição dos trabalhos independentes de Chico da Silva no campo artístico cearense, que no seu estado de autonomização não oferece lugar aqueles que renegam e desconhecem sua história. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1205 |
Aparece nas coleções: | PPGS - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_DIS_GMCOliveira.pdf | 5,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.