Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/1205
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lemenhe, Maria Auxiliadora de Abreu Lima | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Gerciane Maria da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2011-11-23T12:24:31Z | - |
dc.date.available | 2011-11-23T12:24:31Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Gerciane Maria da Costa. Chico da Silva: estudo sociológico sobre a manifestação de um talento artístico. 2010. 126f. Dissertaçao (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceara, Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Fortaleza-CE, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1205 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.tede.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Chico da Silva | pt_BR |
dc.subject | Arte - Ceará | pt_BR |
dc.subject | Campo Artístico | pt_BR |
dc.subject | Art- Ceará | pt_BR |
dc.subject | Champ Artistique | pt_BR |
dc.subject | Silva,Chico da,1910-1985 | pt_BR |
dc.subject | Pintores - Ceará - Biografia | pt_BR |
dc.subject | Pintores - Ceará - Anos 1940 | pt_BR |
dc.subject | Pintura brasileira - Ceará - Aspectos sociais - Anos 1940 | pt_BR |
dc.subject | Arte e sociedade - Ceará - Anos 1940 | pt_BR |
dc.title | Chico da Silva: estudo sociológico sobre a manifestação de um talento artístico | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho tem como intuito principal compreender, sob a perspectiva sociológica, a manifestação do pintor naif Chico da Silva no contexto artístico cearense dos anos 40. Nascido no Alto do Tejo, cidade do Acre, Francisco Domingos da Silva, filho de pai indígena e mãe cearense chega a Fortaleza em meados dos anos 30. Tendo seus trabalhos muralistas “descobertos” pelo crítico e pintor suíço Pierre Chabloz, em 1943, Chico passa a produzir telas, sob a interferência e orientação do estrangeiro, que levadas aos circuitos locais, nacionais e internacionais despertam grande interesse e admiração dos pares, da crítica e do público. Contudo, tal aceitação local não se deve, exclusivamente, aos valores e propriedades intrínsecas à suas obras, mas ao espaço dos possíveis objetivamente inscrito, que se delineia no modernismo tardio e no processo de autonomização do campo artístico cearense dos anos 40. A ruptura com os padrões artísticos europeus advindos principalmente da França e as afinidades formais e de idéias que se tecem nessa configuração entre arte “moderna” e arte “primitiva” viabilizam a paradoxal inscrição dos trabalhos independentes de Chico da Silva no campo artístico cearense, que no seu estado de autonomização não oferece lugar aqueles que renegam e desconhecem sua história. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGS - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_DIS_GMCOliveira.pdf | 5,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.