Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11971
Type: Artigo de Periódico
Title: Universidade Federal do Ceará, agente redistribuidor ou concentrador de renda?
Authors: Guimarães, Maria Teresa Albuquerque
Keywords: Ensino da Universidade Federal do Ceará (UFC);Trabalho do vestibulando;Freqüência a cursinho;Renda mensal familiar;Concentração de renda
Issue Date: 1983
Publisher: Revista Educação e Debate
Citation: GUIMARÃES, M. T. A. (1983)
Abstract in Brazilian Portuguese: A questão tratada neste trabalho refere-se ao tema educação e desigualdade. A evolução desse tema junto ao pensamento econômico remonta a ADAM SMITH, DAVID RICARDO, ALFRED MARSHALL e KARL MARX. Modernamente, surgiu uma corrente de economistas demonstrando que a educação é um fator determinante do crescimento econômico e que uma alteração da distribuição de capital humano iria diminuir as desigualdades de renda entre as diversas camadas sociais da população. Esta é a concepção básica da chamada Teoria do Capital Humano. É evidente que não podemos tornar a educação a única responsável pela solução dos problemas sócio-econômicos de um povo, principalmente quando se trata da formação social de uma economia capitalista dependente, como é o caso do Brasil. Neste país muita ênfase tem sido dada à questão da democratização do ensino, pelo menos a nível de plano do governo federal, no sentido de proporcionar a "redução das desigualdades sociais, voltando-se (a educação) preferencialmente para a população de baixa renda"...
Description: GUIMARÃES, Maria Teresa Albuquerque. Universidade Federal do Ceará, agente redistribuidor ou concentrador de renda? Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4/5, n. 2/1, p. 39-48, 1982/1983.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11971
ISSN: 0102-1117
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1983_art_mtaguimaraes.pdf4,81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.