Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11877
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNobre, Eloneid Felipe de-
dc.contributor.authorSarmento, José Souto-
dc.date.accessioned2015-05-07T11:43:13Z-
dc.date.available2015-05-07T11:43:13Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSARMENTO, José Souto. Construção e análise de um forno solar como uma atividade prática não formal no ensino de física. 2015. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11877-
dc.description.abstractThe aim of this work was to describe a different methodology for teaching physics, from the construction and analysis of a solar oven as practical activity, being used as a teaching tool in the application of the concepts of Thermodynamics, Solar Energy, Electromagnetism and Blackbody Radiation. In addition, issues such as sustainability and ecology were also worked, since the construction of the solar oven prioritized the use of recyclable low cost materials, using solar energy, an abundant permanent and renewable energy supply, that does not pollute or harms the environment. The project involved 54 high school students from public and private schools of City Quixeramobim, in Ceará. This study aimed to explore the Physics of a more attractive way, so that students feel motivated to study it, seeing its applicability in practice without the need for use of laboratories since the formal laboratories are not yet part of reality of many schools in the region. Verified the feasibility of the oven in cooking food, the students involved in the project introduced it to a community of rural workers in the city, encouraging them to adopt the solar oven as an alternative to the use of firewood, still widely used in these communities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectEnergia solarpt_BR
dc.subjectFísica - estudo e ensinopt_BR
dc.titleConstrução e análise de um forno solar como uma atividade prática não formal no ensino de físicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorSantiago, Silvany Bastos de-
dc.description.abstract-ptbrO objetivo deste trabalho foi abordar uma metodologia diferenciada para o ensino de Física, a partir da construção e análise de um forno solar como atividade prática, sendo utilizado como uma ferramenta de ensino na aplicação dos conceitos de Termodinâmica, Energia Solar, Eletromagnetismo e Radiação do Corpo Negro. Além disso, questões como a sustentabilidade e ecologia também foram trabalhados, uma vez que a construção do forno solar priorizou o uso de materiais recicláveis, de baixo custo, usando a energia solar, uma fonte abundante, permanente e renovável de energia, que não polui ou prejudica o meio ambiente. O projeto envolveu 54 alunos de ensino médio, de escolas das redes pública e particular da cidade de Quixeramobim, no interior do Ceará. Este trabalho procurou explorar Física de uma maneira mais atraente, de modo a que os alunos se sentissem motivados a estudá-la, vendo a sua aplicabilidade na prática, sem a necessidade de utilização de laboratórios já que os laboratórios formais ainda não fazem parte da realidade de algumas escolas da região. Verificada a viabilidade do forno no cozimento de alimentos, os alunos envolvidos no projeto o apresentaram a uma comunidade de trabalhadores rurais do município, incentivando-os a adotarem o forno solar como uma alternativa ao uso da lenha, ainda amplamente utilizada nessas comunidades.pt_BR
dc.title.enConstruction and analysis of a solar oven as a practice activity no formal education in physicspt_BR
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_jssarmento.pdf2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.