Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11863
Tipo: Artigo de Periódico
Título : O desenvolvimento da pessoa do profissional
Autor : Pinto, Leonel Correia
Palabras clave : Desenvolvimento da pessoa;Humanismo;Dimensões da pessoa;Consciência;O profissional
Fecha de publicación : 1982
Editorial : Revista Educação e Debate
Citación : PINTO, Leonel Correia. O desenvolvimento da pessoa do profissional. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 89-107, 1982.
Resumen en portugués brasileño: Falar do desenvolvimento da pessoa - e não apenas do desenvolvimento econômico, tecnológico ou social - é uma conquista humanística, intensificada por volta dos anos 70. Neste País, também, começamos a decantar a pessoa, como se a tivéssemos encontrado aqui e agora. Eclodem, um pouco por toda a parte, ondas de humanismo: na psiquiatria, nas ciências sociais, na educação e até na política, no contexto dos direitos humanos. Não podemos, por mais tempo, furtar-nos a tematizar a pessoa, a colocá-la no foco de nossa atenção e na finalidade do próprio desenvolvimento social e econômico. Parece que começamos a cansar de uma tecnocracia que aviltou o ser humano à condição de consumidor passivo, abortando nele suas características mais fundamentais de ser participante, ser original, sensível, com indagações espirituais, ser-consciente-de-si-e-do-mundo - mundo este que serve ao homem de matriz, e de cujas entranhas o homem se alimenta, física e espiritualmente. Tal como descreve o texto bíblico: "atirou-lhes o mundo diante, como pábulo para as suas cogitações!"...
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11863
ISSN : 0102-1117
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1982_art_lcpinto.pdf7,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.