Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11861
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Oportunidades educacionais no ensino rural de 1º grau do Nordeste |
Authors: | Damasceno, Maria Nobre |
Keywords: | Ensino rural de 1º grau;Rede escolar rural;Qualificação do corpo docente;Educação rural do Nordeste |
Issue Date: | 1982 |
Publisher: | Revista Educação e Debate |
Citation: | Damasceno, M. N. (1982) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O propósito deste trabalho é aprofundar estudos anteriores concernentes às oportunidades educacionais no Nordeste, particularmente o de Japiassu (1978), em busca de uma compreensão da educação como fenômeno social, a partir da análise inter-relacional de fatores sócio-econômicos e educacionais. A consecução deste objetivo requer o emprego de uma abordagem apropriada e de conceitos teóricos que auxiliem na explicação da realidade empírica apreendida. A teoria do conflito, por apoiar-se num paradigma dialético, constitui-se numa abordagem adequada à explicação dos fenômenos sociais (Graciarema, 1971). De acordo com este enfoque, a sociedade é concebida como um sistema de forças em desequilíbrio. Os ingredientes dessa tensão são os diferentes interesses dos grupos ou classes sociais. A sociedade é entendida como uma unidade complexa, que envolve uma variedade de elementos, cuja compatibilidade torna-se possível apenas através do poder, que é a expressão da dominação de uma classe ou de um grupo social sobre os demais... |
Description: | DAMASCENO, Maria Nobre. Oportunidades educacionais no ensino rural de 1º grau do Nordeste. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 125-138, 1982. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11861 |
ISSN: | 0102-1117 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1982_art_mndamasceno.pdf | 6,78 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.