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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Oportunidades educacionais no ensino rural de 1º grau do Nordeste
Autor(es): Damasceno, Maria Nobre
Palavras-chave: Ensino rural de 1º grau;Rede escolar rural;Qualificação do corpo docente;Educação rural do Nordeste
Data do documento: 1982
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação e Debate
Citação: Damasceno, M. N. (1982)
Resumo: O propósito deste trabalho é aprofundar estudos anteriores concernentes às oportunidades educacionais no Nordeste, particularmente o de Japiassu (1978), em busca de uma compreensão da educação como fenômeno social, a partir da análise inter-relacional de fatores sócio-econômicos e educacionais. A consecução deste objetivo requer o emprego de uma abordagem apropriada e de conceitos teóricos que auxiliem na explicação da realidade empírica apreendida. A teoria do conflito, por apoiar-se num paradigma dialético, constitui-se numa abordagem adequada à explicação dos fenômenos sociais (Graciarema, 1971). De acordo com este enfoque, a sociedade é concebida como um sistema de forças em desequilíbrio. Os ingredientes dessa tensão são os diferentes interesses dos grupos ou classes sociais. A sociedade é entendida como uma unidade complexa, que envolve uma variedade de elementos, cuja compatibilidade torna-se possível apenas através do poder, que é a expressão da dominação de uma classe ou de um grupo social sobre os demais...
Descrição: DAMASCENO, Maria Nobre. Oportunidades educacionais no ensino rural de 1º grau do Nordeste. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 125-138, 1982.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11861
ISSN: 0102-1117
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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