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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11727
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Lúdico como recurso para o cuidado de enfermagem pediátrica na punção venosa |
Título em inglês: | The playing as resource for the pediatric nursing care in the venous puncture |
Autor(es): | Cunha, Gabriela Lopes da Silva, Liliane Faria da |
Palavras-chave: | Enfermagem Pediátrica;Pré-escolar;Jogos e Brinquedos;Cateterismo Periférico |
Data do documento: | 2012 |
Instituição/Editor/Publicador: | Rev Rene |
Citação: | CUNHA, G. L. ; SILVA, L. F. da. Lúdico como recurso para o cuidado de enfermagem pediátrica na punção venosa. Rev Rene, Fortaleza, v. 13, n. 5, p. 1056-65, 2012. |
Resumo: | Objetivou-se compreender os efeitos do lúdico na punção venosa periférica de pré-escolar hospitalizado, na percepção do acompanhante, e analisar o benefício da inclusão do lúdico na assistência de enfermagem ao pré-escolar na percepção do acompanhante. Pesquisa qualitativa, o cenário foi uma enfermaria de um Hospital Pediátrico de Niterói-RJ. Foram sujeitos sete mães. A coleta de dados realizada em fevereiro e março de 2011, consistiu de orientação com o uso de um fantoche, sobre o procedimento de punção venosa e uma entrevista semi-estruturada na qual as acompanhantes expressaram suas percepções quanto ao uso do lúdico. Emergiram as unidades temáticas: opinião das acompanhantes quanto à utilização do lúdico; a percepção das acompanhantes quanto aos efeitos do uso do lúdico sobre a criança; a importância do uso da atividade lúdica na assistência à criança hospitalizada. O êxito da utilização do fantoche oferece sustentação para intervenções dessa natureza. |
Abstract: | We aimed to understand the effects of the playing in the peripheral venous puncture of hospitalized preschool child in the companion's perception and analyze the benefits of the playing inclusion in the nursing care to the preschool child in the companion's perception. A qualitative research carried out in an infirmary of a Pediatric Hospital of Niterói-RJ, Brazil. The subjects were seven mothers. Data collection happened in February and March 2011, it consisted of orientation with the use of a puppet, about the venous puncture procedure and a semi-structured interview in which the companions expressed their perceptions about the playing use. The following thematic units emerged: companions' opinion on the playing use; companions' perception on the effects of the playing use on the child; the importance of the use of playing activity in the care to hospitalized child. The success of the puppet use offers support for interventions of this nature. |
Resumen: | El objetivo fue comprender los efectos del lúdico en la punción venosa periférica de preescolar hospitalizado en la percepción del acompañante y analizar el beneficio de la inclusión del lúdico en la atención de enfermería al preescolar. Investigación cualitativa, cuyo escenario fue una enfermería del Hospital Pediátrico de Niterói-RJ, Brasil. Fueron sujetos siete madres. La coleta de datos fue realizada en febrero y marzo de 2011, consistió de orientación con uso de fantoche sobre procedimiento de punción venosa y entrevista semiestructurada, en la cual las acompañantes expresaron sus percepciones cuanto al uso del lúdico. Emergieron las unidades temáticas: opinión de las acompañantes cuanto a la utilización del lúdico; percepción de las acompañantes cuanto a los efectos del uso del lúdico sobre el niño; importancia del uso de la actividad lúdica en la atención al niño hospitalizado. El éxito de la utilización del fantoche ofrece sustentación para intervenciones de esa naturaleza. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11727 |
ISSN: | 2175-6783 online |
Aparece nas coleções: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
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