Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11645
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A universidade no contexto da cultura e da contracultura
Autor(es): Aguiar, Moacir Teixeira de
Palavras-chave: Universidade;Cultura;Contracultura;Ensino;Pesquisa
Data do documento: 1980
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação e Debate
Citação: AGUIAR, M. T. (1980)
Resumo: A Universidade moderna - pode-se aventar - desperta dos resquícios da herança tradicionalista, por força do idealismo crítico e clássico da Alemanha recém capitalista-industrial. Como Humboldt - o criador da Universidade de Berlim - a linha kantiana insere na nova Universidade a liberdade do ensino, a liberdade de pesquisa, o respeito à dignidade do ser humano. Mas a filosofia educacional que alicerça a nova Universidade alemã não advém de notas e observações de sua Pedagogia (Kant), mas do conjunto de suas obras críticas teóricas e práticas. Se o espaço e o tempo, como intuições da sensibilidade, bem como as categorias a priori do entendimento (necessidade, causalidade etc.) impõem as leis deterministas ao mundo fenomênico, na Crítica da Razão Prática, no mundo moral, o homem é essencialmente livre graças ao imperativo de sua consciência autônoma. Dessa ética autônoma não pode vir uma pedagogia heterônoma, cujos princípios e valores se impõem ao indivíduo de fora para dentro...
Descrição: AGUIAR, Moacir Teixeira de. A universidade no contexto da cultura e da contracultura. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4, n. 4, p. 49-57, 1980.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11645
ISSN: 0102-1117
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1980_art_mtaguiar.pdf4,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.