Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11604
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Diário de bordo : experiência de ensino-aprendizagem de gestão e gerenciamento em saúde e enfermagem |
Título em inglês: | Logbook : experience of teaching-learning management and management in nursing and health |
Autor(es): | Santos, José Luís Guedes dos Pestana, Aline Lima Guerrero, Patrícia Klock, Patrícia Erdmann, Alacoque Lorenzini |
Palavras-chave: | Enfermagem;Gestão em Saúde;Estudantes de Enfermagem |
Data do documento: | 2013 |
Instituição/Editor/Publicador: | Rev Rene |
Citação: | SANTOS, J. L. G. et al. Diário de bordo : experiência de ensino-aprendizagem de gestão e gerenciamento em saúde e enfermagem. Rev Rene, Fortaleza, v.14, n. 4, p. 854-63, 2013. |
Resumo: | O artigo teve como objetivo relatar a experiência vivenciada por um grupo de pós-graduandos em estágio de docência referente à implementação de metodologias ativas na disciplina de Gestão e Gerenciamento em Enfermagem e Saúde. A experiência aconteceu em três unidades de internação diferentes de um hospital federal da região sul do país, no segundo semestre de 2010. Utilizou-se um diário de bordo para que os alunos realizassem os registros da viagem para aprofundar as reflexões sobre as vivências das ações de gerência. Ao final do estágio, solicitou-se aos alunos o Diário de Bordo para que fossem identificadas as vivências, sensações, inquietações geradas no decorrer da viagem ao conhecimento. Os acadêmicos referem que o estágio curricular de Gestão e Gerenciamento em Enfermagem e Saúde é um processo de construção que permite gradativamente ter a noção do que os espera ao serem profissionais, contribuindo assim para uma formação crítica e reflexiva. |
Abstract: | The article aimed at reporting an experience of a group of post-graduate students in teaching on the stage of implementation active teaching-learning methodologies in the discipline of Management in Nursing and Health. The experience happened in three different admission units of a federal hospital in the southern region of the country, in the second semester of 2010. We used a logbook for students to register the journey to deepen the reflections on the experiences of the actions of management. At the end of the internship, the students were asked the logbook so that experiences, feelings, anxieties generated in the course of the journey to knowledge could be identified. The students report that the curricular internship of Management in Nursing and Health is a process of construction that gradually allows to have a sense of what awaits them when they are professionals, thus contributing to a critical and reflective formation. |
Resumen: | El objetivo fue relatar la experiencia de un grupo de estudiantes de posgrado en implementación de metodologías activas en la disciplina de Administración y Gestión en Enfermería y Salud. La experiencia se llevó a cabo en tres diferentes unidades de hospital federal la región Sur del Brasil, en el segundo semestre de 2010. Se utilizó un diario de a bordo para realizar los registros de la jornada para profundizar las reflexiones sobre las experiencias de las acciones de gestión. Al final de las prácticas, los se pidieron a los estudiantes el diario para identificación de experiencias, sentimientos, ansiedades en el curso del viaje al conocimiento. Los estudiantes refirieron que el plan de estudios de la disciplina es un proceso gradual de construcción que permite tener idea de lo que les espera cuando se trata de profesionales, contribuyendo así a una formación crítica y reflexiva. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11604 |
ISSN: | 2175-6783 On line |
Aparece nas coleções: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_art_jlgsantos.pdf | 215,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.