Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11526
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Educação permanente em saúde : uma estratégia para articular ensino e serviço |
Título em inglês: | Continuing healthcare education : a strategy to connect teaching and services |
Autor(es): | Morais Filho, Luiz Alves Marinho, Cristiane da Silva Ramos Backes, Vânia Marli Schubert Martini, Jussara Gue |
Palavras-chave: | Educação Continuada em Enfermagem;Serviços de Saúde |
Data do documento: | 2013 |
Instituição/Editor/Publicador: | Rev Rene |
Citação: | MORAES FILHO, L. A. et al. Educação permanente em saúde : uma estratégia para articular ensino e serviço. Rev Rene, Fortaleza, v.14, n. 5, p. 1050-60, 2013. |
Resumo: | Relato de experiência com objetivo de descrever a implementação de um projeto de educação permanente com a equipe de enfermagem dos serviços de urgência de três hospitais, evidenciando a articulação entre ensino e serviço. Esse projeto foi desenvolvido por professores e alunos do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 2011, tendo como cenário os serviços de urgência de três hospitais. Foram trabalhadas temáticas escolhidas pelos profissionais do serviço de acordo com a necessidade local. Nos encontros, utilizou-se problematização com as questões vivenciadas na prática, rodas de conversas com as experiências dos profissionais, aulas práticas no serviço e em laboratório, discussão de textos, e aulas expositivas dialogadas. A experiência desse projeto revela a importância e a possibilidade da integração ensino-serviço na educação permanente dos trabalhadores da saúde na melhoria da qualidade da assistência e na construção do Sistema Único de Saúde. |
Abstract: | This experience report aims to describe the experience of implementing a project for continuing education with the nursing staff of the emergency service at three hospitals, highlighting the connection between teaching and service. This project was developed by professors and undergraduate nursing students of the Universidade Federal do Rio Grande do Norte in 2011, and conducted at the urgent care services of three hospitals. In each hospital were worked themes chosen by service professionals according to local needs. At the meetings, we used questioning with daily issues, round-table discussions of professional experiences, practical classes in the emergency care facility and laboratory, discussion of texts, and lecture/dialogue classes. The experience of this project reveals the importance and potential of integrating teaching-services in the continuing education of health workers in order to improve care quality and solidify the National Health System in Brazil. |
Resumen: | Relato de experiencia con objetivo de describir la experiencia de la implementación de un proyecto de educación continua con el personal de enfermería de servicios de urgencias de tres hospitales, señalando la conexión entre enseñanza y servicio. El proyecto fue desarrollado por profesores y alumnos del curso de enfermería de la Universidad Federal del Rio Grande do Norte, Brasil, en 2011, en los servicios de urgencia de tres hospitales. Fueron trabajados temas escogidos por profesionales del servicio según las necesidades locales. En los encuentros, se utilizó problematización con las cuestiones vividas en la práctica, ruedas de charlas con experiencias de los profesionales, clases prácticas en el servicio y laboratorio, discusión de textos y clases expositivas dialogadas. La experiencia revela la importancia de la integración enseñanza-servicio en la educación continua de trabajadores de salud en la mejoría de la atención y en la construcción del Sistema Único de Salud. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11526 |
ISSN: | 2175-6783 On line |
Aparece nas coleções: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_art_lammoraisfilho.pdf | 229,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.