Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11485
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Ensino e percepção de pessoa |
Autor : | Oliveira, Maria José de |
Palabras clave : | Ensino e percepção de pessoa;Modelo Skinneriano;Estudo da pessoa humana;O ensino independente da pessoa |
Fecha de publicación : | 1979 |
Editorial : | Revista Educação e Debate |
Citación : | OLIVEIRA, Maria José de. Ensino e Percepção de Pessoa. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 2, n.1, p. 41-50, 1979. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho objetiva uma visão sobre o Ensino e Percepção de Pessoa. Inicialmente, um enfoque do Ensino independente da pessoa, onde o modelo Skinneriano com sua tecnologia de "contigências de reforço" automatiza o sujeito, negando assim a natureza humana do aprendiz. A história da Psicologia registra que o ciclo de predomínio do behaviorismo, iniciado por volta de 1920, praticamente encerrou-se em 1960, e desde então cresce o interesse pelo estudo da pessoa humana (Penna, in Radford, 1976, p. 9). A natureza do processo perceptivo do homem terá um destaque especial uma vez que servirá de fundamento para a busca de uma metodologia de percepção de pessoa em sala de aula. Prosseguindo, serão vistos alguns problemas de exatidão da percepção de pessoa para os quais o professor precisa estar alerta. A complexidade do problema e os resultados a que chegaram os pesquisadores constituirão o desafio para prosseguir nos estudos... |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11485 |
ISSN : | 0102-1117 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
1979_art_mjoliveira.pdf | 4,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.