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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Tecnologia da qualidade: dimensões psicossociais do desempenho organizacional
Autor(es): Oliveira, Sidney Nilton de
Palavras-chave: Gestão da Qualidade;Ideologia e Comportamento;Neoliberalismo
Data do documento: 2001
Instituição/Editor/Publicador: http://www.revistapsicologia.ufc.br
Citação: NOGUEIRA, Analuiza Mendes Pinto. Atitudes frente ao doente mental: um estudo da influência do nível de comportamentos sintomáticos e do sexo de pacientes psiquiátricos sobre as atitudes de seus familiares. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 1, n.1, 1983, p. 25-49.
Resumo: Neste artigo faz-se uma breve reflexão sobre a gestão da qualidade e algumas das políticas sociais executadas pelos Estados Capitalistas, especialmente o governo brasileiro. Neste trabalho pretende-se evidenciar essas políticas como parte da visão neoliberal da universidade e da globalização da educação. Este artigo é uma análise crítica das dimensões político-cognitivo-afetiva da gestão da qualidade. Entende-se qualidade como uma concepção gerencial que extrapola o aspecto técnico, convertendo-se em uma estratégia de controle psicossocial dos indivíduos. O objetivo da gestão da qualidade é o controle político, cognitivo e afetivo do desempenho. O poder da ideologia da qualidade incentiva o estabelecimento de vínculos de afeto e intelectuais entre as pessoas e as organizações. Somente com o vínculo é possível estabelecer o compromisso do indivíduo com a organização e com os conceitos e valores privilegiados pelo neoliberalismo na administração moderna.
Abstract: This paper presents a brief reflection about "quality management" and some social polices executed by capitalist States and specially by the Brazilian government. It intends to evidence these polices as a part of the neoliberal vision of the Universities and globalization. The paper undertakes a critical analysis of the political, cognitive and affective dimensions of quality management. Quality is understood as a managerial conception that extrapolates the technical aspect, turning into a strategy of the individual psychosocial control. The objective of the quality management is the political, cognitive and affective control of the acting. The power of quality ideology motivates the establishment of affective and intellectual links between people and organizations. Only through these links it is possible to establish the individual's commitment with the organization and with the concepts and values privileged by the neoliberalism within the modern management.
Descrição: OLIVEIRA, Sidney Nilton de. Tecnologia da qualidade: dimensões psicossociais do desempenho organizacional. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 19, n.1/2, 2001, p. 61-69.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11231
ISSN: 2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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