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Type: Artigo de Periódico
Title: O processo de inserção em psicologia comunitária: ultrapassando o nível dos papéis
Authors: ARAÚJO, Rogério da Costa
Keywords: Psicologia Comunitária;Processo de inserção;Epistemologia;Metodologia
Issue Date: 1996
Publisher: http://www.revistapsicologia.ufc.br
Citation: ARAÚJO, Rogério da Costa. O processo de inserção em psicologia comunitária: ultrapassando o nível dos papéis. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 13/14, n.1/2, 1995/1996, p. 69-96.
Abstract in Brazilian Portuguese: O artigo parte do pressuposto de que o conceito de Comunidade é o marco teórico de referência do processo de inserção em Psicologia Comunitária. Problematiza o referido processo em duas dimensões principais: uma, epistemológica, onde se discute a questão da apreensão da realidade comunitária e a relação saber científico X saber popular; outra, metodológica, em que se aprecia a multidisciplinaridade que permeie a compreensão e a prática do processo de inserção bem como as vias de acesso à comunidade - a Institucional e a Municipal. Afirma, em conclusão, que o processo de inserção tem como objetivos primordiais tornar o psicólogo comunitário significativo para a comunidade, ultrapassando, desse modo, a simples representação de papéis, além de deixar entrever; no seu decorrer; a trilha da intervenção a ser adotada para o desenvolvimento da comunidade e dos sujeitos comunitários.
Abstract: This article is based on the concept of Community as a theoretical landmark of reference to the insertion process in Community Psychology. It approaches the process in two main dimensions: an epistemological one, in which the matter of community reality aprehension and the relation between scientific and popular knowledges are discussed; and a methodological one, in which both the multidisciplinary, which underlies the comprehension and the process of insertion, and the access routes to community -Institutional and Minicipal- are studied. As a conclusion, the article states that the paramount purposes of the insertion process are to make the community psychologist significative to the community, surpassing, therefore, the simple representation of roles, and to allow, during its course, the perception of the path to the intervention to be adopted for the development of the community and of the community subjects.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11107
ISSN: 2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

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