Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11024
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | O psicólogo na instituição escolar: relato de uma experiência |
Autor : | Almeida, Nancy Vinagre Fonseca de Lima, Carmélia Gonçalves de |
Palabras clave : | Psicólogo escolar;Instituição escolar;Baixo salário;Precárias condições de trabalho;Auto-estima;Confiança |
Fecha de publicación : | 1988 |
Editorial : | http://www.revistapsicologia.ufc.br |
Citación : | ALMEIDA, Nancy Vinagre Fonseca de; LlMA, Carmélia Gonçalves de. O psicólogo na instituição escolar: relato de uma experiência. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 6, n.1, 1988, p. 111-122. |
Resumen en portugués brasileño: | Por considerarmos de fundamental importância a busca de novos projetos educativos que atendam às necessidades da classe trabalhadora, assim como oferecer contribuições à polêmica discussão sobre a relevância do trabalho realizado pelos especialistas da educação e, particularmente, pelo psicólogo escolar, é que nos propusemos a realizar a presente experiência. O trabalho foi desenvolvido numa escola pertencente à rede municipal de ensino e situada na periferia de João Pessoa - PB. Nosso objetivo principal, ao relatar a experiência em questão, está na possibilidade de torná-la acessível não só aos educadores preocupados com o repensar da escola pública, mas principalmente, àqueles que aí atuam. Embora tenhamos enfrentado momentos de grandes dificuldades no decorrer da experiência, ficamos com a certeza de que não apenas é possível, mas necessário envidarmos esforços para modificar as relações interpessoais existentes nas instituições escolares, decorrentes da forma burocrática de funcionamento adotada pelo sistema educacional brasileiro. |
Abstract: | The reasons for doing the present experiment were basically these: the fact that we consider of vital importance the search for new educational projects which will fulfill the needs of the working class, as well as the possibility of contributing to the polemic discussion on the relevance of the work done by especialists in education and, particularly the school psycologist. This study was carried out in a school which is part of the municipal school system located on the outskirts of João Pessoa - PB. The main object of reporting this experiment is to make it accessible not only to educators concerned with the public schools but specially to those who work in it. Though we have been through some great difficulties during our experiment, we came to the conclusion that it is not only possible but necessary to make every effort to modify the interpersonal relationships existent in schools which are a result of the burocratic way of functioning adopted by the Brazilian educational system. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11024 |
ISSN : | 2179-1740 (online) 0102-1222 (impresso) |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
1988_art_nvfalmeidacglima.pdf | 5,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.