Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10935
Type: Dissertação
Title: De olho nos muros: itinerário do graffiti em Fortaleza.
Title in English: With an eye on the walls: graffiti itineraries in Fortaleza
Authors: Silva, Lara Denise Oliveira
Advisor: Diógenes, Glória Maria dos Santos
Issue Date: 2013
Publisher: www.teses.ufc.br
Citation: SILVA, Lara Denise Oliveira. De olho nos muros: itinerário do graffiti em Fortaleza. 2013. 162f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2013.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho tem como tema o graffiti na cidade de Fortaleza e os desdobramentos dessa prática entre lugares: “dentro” e “fora” das cenas que congregam a paisagem dessas experiências. Entende-se por graffiti imagens figurativas, desenhos, letras e nomes feitos com tinta spray de várias cores em muros, paredes, viadutos, caixas de telefone, entre outros suportes, que compõem a paisagem das cidades grandes e médias, brasileiras e internacionais. Visto como atividade marginal em um passado recente no Brasil, o graffiti atualmente é uma prática permitida por lei, embora sua legalização ainda comporte contradições. Ele vem sendo cada vez mais utilizado pela mídia e publicidade e parece ter atraído a atenção da população em geral. No âmbito das visões de positividade do graffiti, identificam-se, comumente, duas posições: a que acredita que se trata de uma intervenção que embeleza a cidade e segundo a que considera que essa atividade desvia o foco da pixação e de experiências de delinquência. Pode-se dizer que o graffiti, mesmo atravessado por entendimentos diversos, é uma das linguagens que compõe a street art ou arte urbana, conceito do universo da arte que compreende as produções artísticas que utilizam o urbano como tema e como suporte. Ele também pode ser considerado uma espécie de “caligrafia urbana”, já que as letras também tem lugar no graffiti, constituindo um de seus estilos mais antigo e privilegiado. Por ocupar a esfera pública, o graffiti faz parte do rol dos registros murais que desde a pré-história utilizam as superfícies públicas para comunicação, protestos, declarações etc. Ao acompanhar os itinerários dos grafiteiros pela cidade, foi possível esboçar uma cartografia do graffiti em Fortaleza identificando-se: como ocorre a escolha dos locais grafitados, quem são os grafiteiros, de que maneira relacionam-se com a cidade, como constroem seus repertórios artísticos e de que forma articulam um habitus (BOURDIEU, 1993; 2003) específico, denominado por mim de transgressor, que é o que garante o reconhecimento como grafiteiro dentro e fora da cena. A relação entre graffiti e pixação também foi discutida, revelando as conexões que existem entre estas duas práticas.
Abstract: This paper has been themed graffiti in the city of Fortaleza and the ramifications of this practice between places, "inside" and "outside" of the landscape scenes that bring those experiences. It is possible define graffiti like figurative images, drawings, letters and names made with spray paint of various colors on walls, bridges, telephone boxes, among other bases, that make up the landscape of large and medium cities, here and abroad. Seen as a marginal activity in the recent past in Brazil, the graffiti is a practice currently allowed by law, although its legalization still bears contradictions. It is being increasingly used by media and advertising, and seems to have attracted the attention of the general population. Within the visions of positive graffiti, identify themselves, commonly, two positions: one that believes that it is an intervention that beautifies the city and according to which it considers that this activity diverts the focus of pixação and experiences of crime. It can be said that the graffiti even crossed by different understandings, is one of the languages that make up the street art or urban art, concept art universe comprising the artistic productions that use urban theme and as support. It can also be considered a kind of "urban calligraphy" since the letters also takes place in graffiti, constituting one of its oldest and most favored styles. To occupy the public sphere, the graffiti is part of the list of records murals since prehistory use public areas for communication, protests, declarations etc.. By tracking the routes of graffiti in the city, it was possible to sketch a map of graffiti in Fortaleza identifying itself: how does the choice of local graffiti, graffiti artists who are, in what way are related to the city, as they build their repertoires artistic and how articulate a habitus (Bourdieu, 1993, 2003) specific, named by me transgressor, which is what ensures recognition as graffiti in and out of the scene. The relationship between graffiti and pixação was also discussed, revealing the connections that exist between these two practices.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10935
Appears in Collections:PPGS - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_dis_ldosilva.pdf10,08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.