Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10756
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Extroversão-introversão, dogmatismo e suas relações com a vulnerabilidade ao estresse
Autor : Farias, Francisco Ramos de
Palabras clave : Extroversão;Introversão;Dogmatismo;Vulnerabilidade do estresse
Fecha de publicación : 1985
Editorial : http://www.revistapsicologia.ufc.br
Citación : FARIAS, Francisco Ramos de. Extroversão-introversão, dogmatismo e suas relações com a vulnerabilidade ao estresse. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 3, n.1, 1985, p. 25-42.
Resumen en portugués brasileño: Este estudo se propõe analisar a influência dos fatores de personalidade extroversão, introversão e dogmatismo na vulnerabilidade do estresse, considerando-se os determinantes cognitivos como mediadores desta relação. O instrumental utilizado para a verificação empírica foi composto dos seguintes testes: 16 PF de Cattell e Eber, Fator P de Toulouse-Pieron, Escala de Dogmatismo de Rokeach e o Sorting-Test, adaptado para esse estudo. Esses 'instrumentos foram utilizados para testar as hipóteses; o introvertido e o não dogmático, tanto na condição isolada quanto em combinação, apresentam vulnerabilidade ao estresse maior do que o extrovertido e o dogmático nas mesmas condições. A análise da regressão múltipla demonstrou que nenhuma diferença quanto à vulnerabilidade ao estresse foi observada em relação aos tipos extrovertido, introvertido, dogmático e não-dogmático, quer isoladamente, quer nas combinações extrovertido-dogmático e introvertido-nãodogmático.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10756
ISSN : 2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1985_art_frfarias.pdf8,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.