Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10669
Tipo: | Dissertação |
Título: | Elaboração e descrição de situações didáticas com amparo na sequência Fedathi: o caso da integral imprópria |
Título em inglês: | Preparation and description of situations with teaching amparo following fedathi: the case of improper integral |
Autor(es): | Nasserala, Alessandro Mendonça |
Orientador: | Alves, Francisco Regis Vieira |
Palavras-chave: | Fedathi, sequência;Práticas pedagógicas;Software GeoGebra |
Data do documento: | 2014 |
Citação: | NASSERALA, Alessandro Mendonça. Elaboração e descrição de situações didáticas com amparo na sequência Fedathi: o caso da integral imprópria. 2014. 135 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Fortaleza-Ce, 2014. |
Resumo: | Esta pesquisa elaborou e descreveu situações didáticas sobre Integrais Impróprias ou Generalizadas, tendo como suporte a Sequência Fedathi que utilizamos como metodologia de ensino e a Engenharia Didática como metodologia de pesquisa. Vale ressaltar que desta empregamos apenas duas fases (análise preliminar e análise a posteriori) de modo completo. Além de usar o software GeoGebra como ferramenta para elaborar e descrever situações didáticas, também realizamos análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (1977, 2009) dos livros de Guidorizzi (1998) e Stewart (2011) sobre Integrais Impróprias. Por ser um mestrado profissional produzimos como produto educacional, vídeoaulas e um blog para divulgação de materiais sobre Integrais Impróprias. Essa pesquisa apontou que o ensino e aprendizagem das Integrais Impróprias pode ter como aliado às novas tecnologias, fazendo uso da geometria dinâmica sem perder o rigor matemático, e que os alunos de instituições superiores, principalmente os que têm o Cálculo II como disciplina em alguns cursos como Matemática e as Engenharias podem ganhar em metodologias e ferramentas de ensino e aprendizagem, com isso teríamos uma melhoria no ensino da disciplina de Cálculo II, em especial o conteúdo de Integrais Impróprias. |
Abstract: | This research developed and described didactic situations on Improper integrals or generalized, supported the Fedathi sequence that we use as teaching methodology and the Didactic Engineering as a research methodology. Note that this only employ two phases (preliminary analysis and a posteriori analysis) comprehensively. In addition to using GeoGebra software as a tool to develop and report didactic situations, we also content analysis from the perspective of Bardin (1977, 2009) of books Guidorizzi (1998) and Stewart (2011) on Improper integrals. Being a professional master produced as an educational product, video classes and a blog to disseminate materials on Improper integrals. This research pointed out that the teaching and learning of the Improper integral may have as an ally to new technologies, using the dynamic geometry without losing the mathematical rigor, and that students of higher institutions, especially those with the Calculus II as a discipline in some courses as Mathematics and Engineering can earn in methodologies and teaching and learning tools, with that we would have an improvement in the teaching of the discipline of Calculus II, in particular the content of the Improper integral. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10669 |
Aparece nas coleções: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_dis_amnasserala.pdf | 5,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.