Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10667
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFreire, Paulo de Tarso Cavalcante-
dc.contributor.authorBeserra, Harley Passos-
dc.date.accessioned2015-02-20T11:12:55Z-
dc.date.available2015-02-20T11:12:55Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationBESERRA, Harley Passos. Dificuldades inerentes à compreensão e resolução de problemas envolvendo as leis de Newton. 2015. 137 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Fortaleza-Ce, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10667-
dc.description.abstractThis dissertation was prepared from an applied research in a public educational institution with the first year high school students, in which we sought to investigate the mistakes made by students with regard to the study of textbook use to develop the laws of Newton. The theme is very relevant therefore is commonly reported that a portion of students do not understand the concepts related to this topic and as a consequence can not solve exercises on the topic. Evidence of the work presented here, show that the textbook when he makes use of inappropriate language in the concepts approach contributes to the spread of the difficulty of learning in relation to Newton's laws, making the resolution of exercises related to the subject becomes-a difficult difficult to overcome. In the introductory chapter, raised some hypotheses to the difficulty of understanding the study of Newton's laws of physics and the study of the context. For the construction of the theoretical framework discussed the significant learning, the role of the textbook in the teaching-learning process and the training of teachers in Brazil. Chapter three discusses the approach used to conduct the survey, while the fourth chapter presents the analysis and discussion of results. For construction of the research was used an online questionnaire (google drive) applied after the subject to be taught by graduate student in class into two groups, one control group and one evaluated. In one of the two first-year high school classes, the class was given an expository manner with reference to the methodology used by a textbook widespread adoption in the country, while in a second, the lesson was presented using as reference the support material called educational product (suggested in Appendix b of the work). Evidence points to the effect that the use of inappropriate language commonly used by some textbooks, has significant reflection on the difficulty of understanding of the laws of Newton. The methodology suggested in the study of this topic in this study (called educational product) indicates that the use of more cohesive language and the application of more appropriate examples seems to provide a better level of understanding of the students.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleDificuldades inerentes à compreensão e resolução de problemas envolvendo as leis de Newtonpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Presente trabalho foi elaborado a partir de uma pesquisa aplicada em uma instituição de ensino público com alunos do primeiro ano do ensino médio, na qual buscou-se investigar os equívocos cometidos pelos discentes no que diz respeito ao estudo do uso do livro didático para desenvolver o das leis de Newton. O tema é de muita relevância pois, comumente é verificado que uma parcela dos estudantes não compreende os conceitos relativos a este tópico e, como consequência não conseguem solucionar exercícios referentes ao assunto. Evidências do trabalho aqui apresentado, apontam que o livro didático quando faz uso de uma linguagem inapropriada na abordagem dos conceitos contribui para a disseminação da dificuldade do aprendizado em relação as leis de Newton, fazendo com que a resolução de exercícios relacionados ao assunto torne-se uma dificuldade difícil de ser superado. No capítulo de introdução, são levantadas algumas hipóteses para a dificuldade de compreensão no estudo das leis de Newton bem como o contexto do estudo de física. Para a construção do referencial teórico discutiu-se a aprendizagem significativa, o papel do livro didático no processo de ensino-aprendizagem e a formação de professores no Brasil. O capítulo três aborda o procedimento metodológico utilizado para realização da pesquisa, enquanto o quarto capítulo apresenta a análise e discussão dos resultados. Para construção da pesquisa foi utilizado um questionário on-line (google drive), aplicada após o assunto ser ministrado em aula pelo mestrando em duas turmas, uma turma controle e outra avaliada. Em uma das duas turmas do primeiro ano do ensino médio, a aula foi ministrada de maneira expositiva usando como referência a metodologia utilizada por um livro didático de ampla adoção no país, enquanto em uma segunda, a aula foi apresentada utilizando-se como referencial o material de apoio denominado produto educacional (sugerido no apêndice b do trabalho). Indícios apontam no sentido de que o uso de linguagem inapropriada comumente utilizada por alguns livros didáticos, possui reflexo relevante na dificuldade de compreensão das leis de Newton. A metodologia sugerida no estudo deste tópico no presente trabalho (denominado produto educacional) indica que o uso de linguagem mais coesa e a aplicação de exemplos mais apropriados parece propiciar um melhor nível de entendimento dos alunos.pt_BR
dc.title.enDifficulties inherent to understanding and solving problems involving the law of Newtonpt_BR
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_hpbeserra.pdf2,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.