Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10472
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOlinda, Ercília Maria Braga de-
dc.contributor.authorPinto, Elismária Catarina Barros-
dc.date.accessioned2015-01-19T15:32:56Z-
dc.date.available2015-01-19T15:32:56Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationPINTO, Elismária Catarina Barros. A escola na vida de adolescentes em situação de acolhimento institucional: narrativas e percepções. 2014. 141f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10472-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectAcogida Institucionalpt_BR
dc.subjectEscuelapt_BR
dc.subjectNarrativas Autobiográficaspt_BR
dc.subjectAdolescentes – Assistência em instituições – Maracanaú (CE)pt_BR
dc.subjectAdolescentes – Escola – Assistência em instituições – Maracanaú (CE)pt_BR
dc.titleA escola na vida de adolescentes em situação de acolhimento institucional: narrativas e percepçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objeto de estudo da pesquisa que deu origem a esta dissertação foi o significado da escola na vida de adolescentes que estão na condição de acolhimento institucional. A partir de narrativas orais e de outras formas de expressão – desenho, pintura, gestualidade, fotografia, contação de histórias e dilemas morais, os sujeitos desta pesquisa representaram como se sentem e como veem aquela instituição, permitindo, assim, identificar dois aspectos centrais: a capacidade da escola lidar com os estigmas sociais que marcam a condição de acolhidas e o potencial de promoção de resiliência nas práticas e relações estabelecidas. A pesquisa foi desenvolvida a partir da estratégia do estudo de caso de história de vida (BOGDAN e BIKLEN, 1994), combinado com o método da entrevista narrativa (JOVCHELOVITH e BAUER, 2002). A pesquisa foi desenvolvida no município de Maracanaú, envolvendo cinco adolescentes acolhidas na Casa Família Maria Mãe da Ternura, instituição gerida por freiras da Congregação das Irmãs Missionárias de Nossa Senhora das Dores. Todas são do sexo feminino e estudam na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa. A temática central da dissertação colocou-me diante de duas instituições fundamentais para a formação de crianças e adolescentes e para a garantia de direitos, inserindo a pesquisa nos campos da Educação em Direitos Humanos, da Sociologia da Juventude e dos estudos sobre resiliência e sobre estigma. A combinação dos métodos anteriormente citados, permitiu a produção de narrativas das adolescentes em que as mesmas tiveram a oportunidade de refletir sobre a forma que a escola lhes tratam, dando-me, como pesquisadora, elementos para uma interpretação sobre as contribuições ou não das experiências vividas no ambiente escolar para uma resposta resiliente às adversidades vivenciadas e aos estigmas enfrentados. Através das narrativas foi possível constatar que a escola é um espaço promotor de significativas experiências de sociabilidade, principalmente no que diz respeito às relações com os pares, porém, não responde às expectativas das adolescentes no que diz respeito ao apoio a situações de estigma vivenciadas, além de, apesar de seu potencial para a promoção da resiliência, pouco contribuir para sua construção na vida das adolescentes.pt_BR
dc.description.abstract-esEl objeto del estudio de investigación que llevó a esta tesis fue la importancia de la escuela en la vida de los adolescentes que están en condiciones de acogida institucional. De las narrativas orales y otras formas de expresión - dibujo, pintura, el gesto, la fotografía, la narración y los dilemas morales, los sujetos de este estudio representan cómo se sienten y ver cómo esa institución, lo que permite identificar dos aspectos clave: la capacidad de la escuela para hacer frente a los estigmas sociales que marcan la condición recibida y el potencial para la promoción de la resiliencia en las prácticas y relaciones que se establecen. La encuesta se desarrolló a partir del estudio de caso de la historia de la vida (BOGDAN y BIKLEN, 1994), en combinación con el método de entrevista narrativa (JOVCHELOVITH y BAUER, 2002). La investigación se realizó en Maracanaú, participan cinco adolescentes recibieron en la Casa Familia María Madre de la Ternura, una institución de monjas de la Congregación de las Hermanas Misioneras de Nuestra Señora de los Dolores. Todas son mujeres y estudiar en la Escuela Primaria Municipal Rui Barbosa. El tema central de la tesis me puso en dos instituciones fundamentales para la educación de los niños y adolescentes y para garantizar los derechos, entrando en la investigación en los campos de la Educación en Derechos Humanos, Sociología de la Juventud y los estudios sobre la resiliencia y el estigma. La combinación de métodos previamente citados, permitió la producción de narrativas de los adolescentes en el que tuvieron la oportunidad de reflexionar sobre la forma en que la escuela los trataba, y me da, como investigadora, elementos para una interpretación sobre si las contribuciones de experiencias en el ámbito escolar para una respuesta flexible a la adversidad y el estigma experimentado. A través de las narraciones se determinó que la escuela es un promotor de experiencias significativas de espacio de sociabilidad, especialmente con respecto a las relaciones con sus compañeros, sin embargo, no cumplió con las expectativas de los adolescentes en relación con el apoyo a las situaciones experimentadas estigma, por otra parte, a pesar de su potencial para promover la resiliencia, contribuyen poco a su construcción en la vida de los adolescentes.pt_BR
dc.title.enLa escuela en la vida de adolescente en situación de acogida institucional: narrativas y percepcionespt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_dis_ecbpinto.pdf2,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.