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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Atividade lúdica como ferramenta para o cuidado de enfermagem às crianças hospitalizadas
Título em inglês: Play as a tool in nursing care for hospitalized children
Autor(es): Lima, Kálya Yasmine Nunes de
Barros, Adriana Gonçalves de
Costa, Theo Duarte da
Santos, Viviane Euzébia Pereira
Vitor, Allyne Fortes
Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho
Palavras-chave: Saúde da Criança;Cuidados de Enfermagem;Ludoterapia
Data do documento: Jul-2014
Instituição/Editor/Publicador: Revista Mineira de Enfermagem
Citação: LIMA, K. Y. N. et al. Atividade lúdica como ferramenta para o cuidado de enfermagem às crianças hospitalizadas. REME. Revista Mineira de Enfermagem, v. 18, n. 3, p. 741-746, jul./set. 2014.
Resumo: Objetiva-se sintetizar o conhecimento produzido sobre as atividades lúdicas do enfermeiro como ferramenta para o cuidado de enfermagem a crianças hospitalizadas. Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados online Scopus, Pubmed, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Cochrane e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Entre os 13 estudos analisados, o método mais empregado foi o ensaio clínico randomizado (46%). O boneco terapêutico foi o tipo de atividade lúdica mais utilizada (46%), seguido das atividades com brinquedos (30%). Quanto aos benefícios da atividade lúdica para a criança, observaram-se a redução de sentimentos negativos, redução das queixas de dor, náusea, ansiedade e sentimentos depressivos, bem como a melhora no processo de comunicação entre a equipe de enfermagem e a criança. Percebeu-se uma produção ainda incipiente sobre as atividades lúdicas utilizadas por enfermeiros no contexto da internação infantil. Ressalta-se que os benefícios estão intimamente ligados ao tipo de atividade que é utilizada. Contudo, faz-se necessária mais ênfase nessas influências para que os enfermeiros tomem conhecimento de como organizar melhor seu processo de trabalho.
Abstract: The study aims at synthesizing existing knowledge about play as a tool in nursing care for hospitalized children. It is an integrative review carried out at Scopus, PubMed, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Cochrane and Latin American and Caribbean Health Sciences (LILACS) databases. Among the thirteen reviewed studies, 46% used randomised clinical trial; doll therapy was most commonly used (46%), followed by toys (30%). As for the benefits of play for children, we observed improvement in negative symptoms such as pain, nausea, anxiety and depression, as well as in the relationship between the nursing staff and the child. Results showed that scientific production on the theme is incipient. The researchers stress that health benefits are closely related to the type of activity carried out; however, it is necessary to emphasize that nurses should be aware of the benefits of this type of therapy to better organize their working process.
Resumen: El objetivo del presente trabajo fue resumir el conocimiento producido sobre las actividades lúdicas del enfermero como herramienta para atender a niños hospitalizados. Se trata de una revisión integradora realizada en las bases de datos on line Scopus, PubMed, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Cochrane y Literatura Latinoamericana y del Caribe (LILACS). Entre los trece estudios revisados el método más empleado fue el ensayo clínico aleatorizado (46%). La muñeca terapéutica fue el tipo de actividad lúdica más utilizada (46%), seguido de las actividades con juguetes (30%). En cuanto a los beneficios de las actividades lúdicas para los niños, hubo disminución de sentimientos negativos, de quejas de dolor, náuseas, ansiedad y sentimientos de depresión, así como mejora en el proceso de comunicación entre el personal de enfermería y los niños. Se observó una producción incipiente de actividades recreativas utilizadas por las enfermeras en el contexto de la hospitalización infantil. Se realza que los beneficios están estrechamente vinculados al tipo de actividad empleada. Sin embargo, debe enfatizarse la influencia de estas actividades en los niños para que los enfermeros la conozcan y organicen mejor su proceso de trabajo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10448
ISSN: 1415-2762 Impressa
2316-9389 on line
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