Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10396
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Os orixás e o espírito santo em socorro do emprego: duas estratégias de inserção socioeconômica no nordeste brasileiro
Autor : Aubrée, Marion
Palabras clave : Correntes religiosas;Emprego e renda;Socioeconomia e Antropologia
Fecha de publicación : 1995
Editorial : www.rcs.ufc.br/edicoes
Citación : AUBRÉE, Marion. Os orixás e o espírito santo em socorro do emprego: duas estratégias de inserção socioeconômica no nordeste brasileiro. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.26, n.1/2, 1995, p.48-55.
Resumen en portugués brasileño: No Brasil, duas correntes religiosas (seitas pentecostais e cultos afro-brasileiro) oferecem àqueles que as integram, cuja enorme maioria pertence às camadas desfavorecidas a possibilidade de desenvolver (a partir de duas visões de mundo bem diferentes) estratégias particulares de inserção social e econômica. Ver-se-á em um primeiro momento, as especificidades doutrinárias e organizacionais de um e de outro movimento, a fim de situá-los no vasto campo da religiosidade popular brasileira e no das representações sociais. Em segundo lugar, a exposição de casos precisos permitirá, de um lado, conhecer as diversas vantagens materiais ou benefícios econômicos que, em diversos graus, os fiéis destes grupos tiram de sua filiação religiosa e, de outro lado, as relações que uns e outros mantêm com o setor de emprego. Isso permite, além do mais, reavaliar os sistemas particulares de reprodução simples ou desenvolvida que dela provêm e as adesões ou resistências que nela se esboçam em relação ao sistema dominante no plano econômico.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10396
ISSN : 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1995_art_maubree.pdf7,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.