Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10349
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Percepção dos pacientes sobre aulas práticas de medicina : uma outra ausculta |
Título en inglés: | Patients’ perception about practical medical classes : hearing another opinion |
Autor : | Silva Junior, Geraldo Bezerra da Duarte, Renata de Paula Menezes, Aluízio Rocha Morais, Angélica Pessoa Alves, Alexssandra Maia Daher, Elizabeth de Francesco |
Palabras clave : | Estudantes de Medicina;Pacientes |
Fecha de publicación : | 2014 |
Editorial : | Revista Brasileira de Educação Médica |
Citación : | SILVA JUNIOR, G. B. et al. Percepção dos pacientes sobre aulas práticas de medicina : uma outra ausculta. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 38, n. 3, p. 381-387, 2014. |
Resumen en portugués brasileño: | Considerando as novas diretrizes curriculares da educação médica, há necessidade de humanizar a prática médica, sendo importante discutir a relação paciente-aluno de Medicina. O objetivo deste trabalho foi avaliar as percepções dos pacientes internados em hospital-escola durante as aulas práticas do módulo de Habilidades Médicas V (Semiologia/Clínica Médica) do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza. Foi realizado um estudo transversal, com aplicação de um questionário que abordou questões socioeconômicas, diagnóstico, tempo de internação e percepções dos pacientes sobre sua participação nas aulas práticas com a presença de estudantes de Medicina. A maioria dos pacientes aceita de maneira satisfatória participar das aulas práticas e sente-se bem em ajudar os futuros médicos. |
Abstract: | Considering the new guidelines for medical education, medical practice needs to be humanized and it is important to discuss the student doctor-patient relationship. The aim of this paper was to evaluate the opinions of patients admitted to a teaching hospital regarding their participation in medical classes (Semiology/General Medicine) of the University of Fortaleza Medicine Course. A cross-sectional study was conducted using a questionnaire with questions about social-economic aspects, diagnosis, length of hospital stay and the patients’ perceptions about their participation in medical classes with student doctors. The majority of the patients accepted their participation in medical classes without misgiving and were pleased to be able to help future doctors. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10349 |
ISSN : | 0100-5502 |
Aparece en las colecciones: | DMC - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_art_gbsilvajunior.pdf | 104,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.