Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10349
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Percepção dos pacientes sobre aulas práticas de medicina : uma outra ausculta
Título en inglés: Patients’ perception about practical medical classes : hearing another opinion
Autor : Silva Junior, Geraldo Bezerra da
Duarte, Renata de Paula
Menezes, Aluízio Rocha
Morais, Angélica Pessoa
Alves, Alexssandra Maia
Daher, Elizabeth de Francesco
Palabras clave : Estudantes de Medicina;Pacientes
Fecha de publicación : 2014
Editorial : Revista Brasileira de Educação Médica
Citación : SILVA JUNIOR, G. B. et al. Percepção dos pacientes sobre aulas práticas de medicina : uma outra ausculta. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 38, n. 3, p. 381-387, 2014.
Resumen en portugués brasileño: Considerando as novas diretrizes curriculares da educação médica, há necessidade de humanizar a prática médica, sendo importante discutir a relação paciente-aluno de Medicina. O objetivo deste trabalho foi avaliar as percepções dos pacientes internados em hospital-escola durante as aulas práticas do módulo de Habilidades Médicas V (Semiologia/Clínica Médica) do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza. Foi realizado um estudo transversal, com aplicação de um questionário que abordou questões socioeconômicas, diagnóstico, tempo de internação e percepções dos pacientes sobre sua participação nas aulas práticas com a presença de estudantes de Medicina. A maioria dos pacientes aceita de maneira satisfatória participar das aulas práticas e sente-se bem em ajudar os futuros médicos.
Abstract: Considering the new guidelines for medical education, medical practice needs to be humanized and it is important to discuss the student doctor-patient relationship. The aim of this paper was to evaluate the opinions of patients admitted to a teaching hospital regarding their participation in medical classes (Semiology/General Medicine) of the University of Fortaleza Medicine Course. A cross-sectional study was conducted using a questionnaire with questions about social-economic aspects, diagnosis, length of hospital stay and the patients’ perceptions about their participation in medical classes with student doctors. The majority of the patients accepted their participation in medical classes without misgiving and were pleased to be able to help future doctors.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10349
ISSN : 0100-5502
Aparece en las colecciones: DMC - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_art_gbsilvajunior.pdf104,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.