Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10308
Type: | Livro |
Title: | Uma leitura de canções sem metro: a partir do diálogo com a obra de Baudelaire |
Authors: | Sousa, Francisco Edi de Oliveira |
Keywords: | Análise do discurso literário;Pompéia, Raul, 1863-1895 - Crítica e interpretação;Baudelaire, Charles, 1821-1867 - Crítica e interpretação |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Imprensa Universitária |
Citation: | SOUSA, Francisco Edi de Oliveira. Uma leitura de canções sem metro: a partir do diálogo com a obra de Baudelaire. E-book. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2014. 249 p. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10308. Acesso em: |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Vindas de alguém reconhecido por seus escritos, as palavras da epígrafe podem parecer estranhas... talvez porque muitas vezes esqueçamos que um escritor é antes um leitor. Além de a leitura ser um passo inicial da escritura, de certo modo o ato de escrever se confunde com o de ler, e o ato de ler se confunde com o de reescrever. Poderíamos até imaginar autor, texto e leitor amalgamados no ato da leitura, pois aqueles de fato nascem ante os olhos deste. Tal pensamento exprime-se de forma interessante, quase religiosa, em um livro de Alberto Manguel (1999, p. 208), quando se discute a relação entre escritor e leitor: Trata-se de uma relação frutífera, mas anacrônica, entre um criador primordial que dá à luz no momento da morte e um criador post-mortem, ou melhor, gerações de criadores post-mortem que possibilitam que a criação fale e sem os quais toda escrita está morta. Desde os primórdios, a leitura é a apoteose da escrita. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10308 |
Appears in Collections: | IU - Livros PRPPG - Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_liv_fedeosousa.pdf | 2,77 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.