Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10250
Type: Artigo de Periódico
Title: Resenha A obra como errância dos limites e perpetuação da memória (a propósito do livro de Ana Maria Roland: Fronteiras da Palavra, Fronteiras da História)
Authors: Bezerra de Menezes, Eduardo Diatahy
Keywords: Romance;Arte e ciência;Literatura e história
Issue Date: 1998
Publisher: Revista de Ciências Sociais
Citation: BEZERRA DE MENEZES, Eduardo Diatahy. A obra como errância dos limites e perpetuação da memória (a propósito do livro de Ana Maria Roland: Fronteiras da Palavra, Fronteiras da História). Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 29, n. 1/2, p. 180-183, 1998. Resenha da obra de: ROLAND, Ana Maria. Fronteiras da Palavra, Fronteiras da História. Brasília: Editora da UnB,1997. 267p.
Abstract in Brazilian Portuguese: Há livros que são lidos por dever de ofício e se impõem por necessidade ou como instrumento de trabalho. Há outros que constituem objeto de fruição do espírito, de exercício prazeroso, pela grandeza estética de sua concepção e pela riqueza de suas reflexões, tomando-se companheiros de caminhada, como ocorre com um Machado de Assis ou um Shakespeare. Esta obra de Ana Maria Roland, que tenho a alegria de comentar, por sua natureza de ensaio bem elaborado, situa-se a meio caminho entre esses extremos, com o mérito adicional de fundir arte e ciência, literatura e história crítica da cultura, num texto que se lê com emoção e entusiasmo pelas surpresas do percurso explorado e pela beleza da sua expressão...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10250
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1998_art_edbezerrademenezes.pdf3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.