Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10243
Tipo: Artigo de Evento
Título : Acessibilidade a informação científica na educação superior: Caminhos trilhados pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará.
Autor : Sousa, Clemilda dos Santos
Bezerra, Neiliane Alves
Andriola, Wagner Bandeira
Silva, Geovanice Maria Anselmo da
Palabras clave : Acessibilidade;Organização da informação;Pessoa com deficiência
Fecha de publicación : 2014
Editorial : https://www.bu.ufmg.br/snbu2014/wp-content/uploads/trabalhos/481-1932.pdf
Citación : SOUSA, Clemilda dos Santos. Acessibilidade a informação científica na educação superior: Caminhos trilhados pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 18., 2014, Belo Horizonte. [Anais eletrônicos]... Belo Horizonte, 2014. Disponível em: <https://www.bu.ufmg.br/snbu2014/wp-content/uploads/trabalhos/481-1932.pdf>. Acesso em: 4 dez. 2014.
Resumen en portugués brasileño: A concepção de uma sociedade inclusiva emerge a partir de meados do século XX, acompanhada dos calorosos debates, voltados para eliminar a exclusão territorial, étnico racial, de género, dentre outros. No ambiente educacional, floresceu o paradigma da inclusão escolar, em um debate de amplitude internacional, liderado por organismos como a UNESCO que, fundamentando-se no respeito aos direitos humanos fundamentais, vem exigindo o compromisso dos governos e instituições com a construção de sistemas educacionais inclusivos. Dentre a diversidade de estudantes a serem contempladas com as políticas educativas de inclusão, encontra-se a pessoa com deficiência cuja inserção no sistema educacional passa a ser percebida na sua dimensão histórica, como processo de reflexão e prática, que possibilita efetivar mudanças conceituais, político e pedagógicas, coerentes com o propósito de tornar efetivo o direito de todos à educação. Focando especificamente o tema da inclusão da pessoa com deficiência na educação superior, esse artigo descreve as ações de acessibilidade que o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará, no âmbito da sua missão, vem providenciando para apoiar o processo de aprendizagem de estudantes com deficiência. Embora não se pode considerar que a Universidade Federal do Ceará e o seu subsistema biblioteca não apresentem, na integra, todos os requisitos de acessibilidade, no momento, esse é o caminho que o SB/UFC vem trilhando na tentativa de garantir a permanência de qualidade da pessoa com deficiência na educação superior.
Abstract: The design of an inclusive society emerges from the mid-twentieth century , accompanied by heated debates , aimed to eliminate territorial exclusion , racial, ethnic, gender , among others . In the educational environment, the paradigm flourished school inclusion in a widespread international debate , led by organizations such as UNESCO , basing on respect for fundamental human rights , has been demanding the commitment of governments and institutions with the construction of educational systems inclusive . Among the diversity of students to be awarded with the educational policies of inclusion, is a person with disabilities whose inclusion in the educational system will be seen in its historical dimension , as a reflection and practical process that enables effecting conceptual change , political and teaching , consistent with the purpose of making effective the right of everyone to education . Specifically focusing on the inclusion of people with disabilities in higher education , this article describes the actions that the accessibility Library System of the Federal University of Ceará , in its mission , it has provided to support the learning process of students with disabilities . Although it can not be that the Federal University of Ceará and its library subsystem do not, in full, all accessibility requirements , at the time , this is the way that the SB / UFC has been moving in an attempt to ensure continuous quality person with disabilities in higher education .
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10243
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: BU - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_eve_cdssousa.pdf964,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.