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dc.contributor.advisorVasconcelos, José Gerardo-
dc.contributor.authorLima, Dalton Oscar Walbruni-
dc.date.accessioned2014-11-28T15:13:06Z-
dc.date.available2014-11-28T15:13:06Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationLIMA, Dalton Oscar Walbruni. Schiller, educação e o estado estético. 2014. 192f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10042-
dc.description.abstractThe thesis aims to demonstrate the importance it attaches to Schiller aesthetic education as the foundation for human freedom. Schiller of the antagonism between the impulses, and through aesthetic education through theater, the man of a sensitive and rational nature, dialectically impulses will autoconhecendo, and that self-man reach a balance between the impulses developed historically by play drive that lead man to the Aesthetic State. The thesis is divided into five chapters. In the first chapter a study on the Titanism and Romanticism. In the second chapter of childbirth influences of Kant thought about Schillerian while overcoming the Kantian Schiller. In the third chapter the look of Hegel's aesthetics of Schiller. In the third chapter a study on the sensitive, rational and playful impulse and the Aesthetic State. In the fourth chapter a dramatic piece entitled Suicide Schiller on Century Media that is based confronting Schiller's aesthetic with contemporary art. Two players share the drama; Schiller and Industry of Death. The Industry of Death character created by Dalton Walbruni representing the "consumer culture" of today's society.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectAesthetic Education - Pulse - Aesthetic Statept_BR
dc.subjectSchiller,Friedrich,1759-1805 - Contribuições em educaçãopt_BR
dc.subjectKant,Immanuel,1724-1804 - Influênciapt_BR
dc.subjectHegel,Georg Wilhelm Friedrich,1770-1831 - Influênciapt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.titleSchiller, educação e o estado estéticopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrA tese tem como objetivo demonstrar a importância que Schiller atribui à educação estética como fundamento para a liberdade humana. Schiller parte do antagonismo entre os impulsos, e através da educação estética via teatro, o homem dotado de uma natureza sensível e racional, dialeticamente os impulsos vão se autoconhecendo, e nesse autoconhecimento, o homem atingirá o equilíbrio entre os impulsos desenvolvidos historicamente pelo impulso lúdico que conduzirá o homem ao Estado Estético. A tese divide-se em cinco capítulos. No primeiro capítulo, um estudo sobre o Titanismo e o Romantismo. No segundo capítulo parto das influências de Kant sobre o pensamento schilleriano e ao mesmo tempo a superação do pensamento kantiano por Schiller. No terceiro capítulo, o olhar de Hegel sobre a estética de Schiller. No terceiro capítulo, um estudo sobre o impulso sensível, racional e lúdico e o Estado Estético. No quarto capítulo, uma peça dramática cujo título O suicídio de Schiller no Século da Mídia que tem como fundamento confrontar a estética schilleriana com a arte contemporânea. Dois protagonistas dividem o drama: Schiller e a Indústria da Morte. A Indústria da Morte, personagem criado por Dalton Walbruni, representando a “cultura de consumo” da sociedade atual.pt_BR
dc.title.enSchiller, aesthetic education and the statept_BR
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