Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10021
Tipo: Artigo de Periódico
Título : (Pseudo) indivíduo e indústria cultural contemporânea
Autor : Severiano, Maria de Fátima Vieira
Palabras clave : Individualismo;Indústria cultural;Ideologia contemporânea
Fecha de publicación : 2000
Editorial : www.rcs.ufc.br/edicoes
Citación : Severiano, M. F. V. (2000)
Resumen en portugués brasileño: Em face da atual celebração, principalmente por parte dos media, de um "individualismo" predominante referido aos ideais do consumo, como forma de realização pessoal e aquisição de uma individualidade dita "plural" e "diversificada" investigamos, neste estudo, alguns elementos da crítica frankfurtiana, em especial, o posicionamento teórico de Adomo quanto à indústria cultural e à relação sujeito-objeto, evidenciando aqueles elementos da crítica adomiana que se revelam ainda de grande pertinência à análise do fetichismo do objeto de consumo em nossa contemporaneidade. Trabalhamos com alguns conceitos fundamentais de A Dialética do Esclarecimento (Adomo e Horkheimer) e com a categoria de "Sociedade Unidimensional" (Marcuse), chegando a conclusão de que a Indústria cultural contemporânea continua a ser presidida por processos de "pseudoindividuaçao", evidenciada na atual atitude de adesão fetichizada dos homens à "lógica do mercado".
Descripción : SEVERIANO, Maria de Fátima Vieira. (Pseudo) indivíduo e indústria cultural contemporânea. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.31, n.1, 2000, p.95-109.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10021
ISSN : 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2000_art_fseveriano.pdf13,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.