Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9718
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Radiografia de um curso: o caso de ciências sociais
Autor(es): Haguette, Teresa Maria Frota
Palavras-chave: Ciências Sociais;Metodologia de estudo
Data do documento: 1981
Instituição/Editor/Publicador: www.rcs.ufc.br/edicoes
Citação: HAGUETTE, T. M. F. (1981/1982)
Resumo: As universidades brasileiras, de modo geral, têm sido constantemente acusadas de reproduzirem o sistema autoritário vigente até há bem pouco tempo em nossa sociedade, sendo esta causa a mais apontada como responsável pelo baixo nível dos profissionais egressos de algumas de suas áreas. Por outro lado, nós, professores, sabíamos que a Universidade ainda era um dos poucos ambientes de trabalho onde a liberdade de pensamento era respeitada. Com efeito, nas universidades públicas a ementa das disciplinas e seu próprio conteúdo, a escolha de temas de pesquisa ou a produção científica, de modo geral, tanto do corpo docente como do discente nunca foram patrulhados por quem se esperaria que pudesse fazê-lo. Em suma, as atividades propriamente ditas acadêmicas têm seguido seu curso normal nos últimos anos que se seguiram à abertura política de 1979. Referida abertura, entretanto, propiciou um clima benéfico de crítica que se espraiou especialmente entre os estudantes, os mais atingidos pela mordaça imposta pelo regime, e que, pela primeira vez, se sentiram participantes da sociedade enquanto cidadãos...
Descrição: HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Radiografia de um curso: o caso de ciências sociais. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v 12/13, n.1/2, 1981/1982, p.171-195.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9718
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1982_art_tmfhaguette1.pdf2,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.