Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9264
Title in Portuguese: Desenvolvimento de uma metodologia para auditoria de passivo ambiental e sua aplicação ás obras do complexo portuário do pecém
Author: Aquino, Marisete Dantas de
Mota, Francisco Suetônio Bastos
Pitombeira, Erasmo da Silva
Keywords: Auditoria ambiental
Passivo ambiental
Porto do Pecém
Estado do Ceará
Issue Date: 2002
Publisher: SIMPÓSIO ÍTALO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
Citation: AQUINO, M. D.; MOTA, S.; PITOMBEIRA, E. S Desenvolvimento de uma metodologia para auditoria de passivo ambiental e sua aplicação às obras do complexo portuário do Pecém. In: SIMPÓSIO ÍTALO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 6., 2002, Vitória, ES. Anais... Vitória, ES: ABES, 2002. p. 1-10.
Abstract in Portuguese: O trabalho teve como objetivo desenvolver uma metodologia para realização de auditoria do passivo ambiental, para sua posterior aplicação ao Complexo Portuário do Pecém, no Estado do Ceará. Foram levantados os impactos negativos previstos no EIA/RIMA e as medidas mitigadoras propostas para os mesmos. Através de visitas e levantamentos feitos na área, verificou-se: se os impactos negativos previstos realmente ocorreram; se as medidas mitigadoras propostas foram eficazes ou não; se ocorreram outros impactos negativos não previstos no EIA / RIMA; o passivo ambiental resultante da implantação total ou parcial dos empreendimentos. Como resultado da auditoria, foram propostas medidas reparatórias e/ou compensatórias para minimizar os impactos negativos e maximizar os benefícios do empreendimento, bem como foi apresentada uma análise prognóstica dos resultados esperados da adoção das mesmas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9264
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Appears in Collections:DEHA - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2002_eve_fsbmota_desenvolvimento.pdf301,63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.