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Tipo: Dissertação
Título: O uso pedagógico do software Modellus na prática colaborativa de alunos para facilitar o desenvolvimento da aprendizagem significativa de cinemática
Título em inglês: The pedagogical use of Modellus software in collaborative practice of students to facilitate the development of meaningful learning kinematics
Autor(es): Silva, Ricardo Diniz Souza e
Orientador: Ribeiro, Júlio Wilson
Palavras-chave: Cinemática;Ensino auxiliado por computador - Cascavel(CE);Aprendizagem por atividades - Casacavel(CE)
Data do documento: 2014
Citação: SILVA, Ricardo Diniz Sousa e. O uso pedagógico do software Modellus na prática colaborativa de alunos para facilitar o desenvolvimento da aprendizagem significativa de cinemática. 2014. 176 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
Resumo: Nas últimas décadas o ensino e aprendizagem de Física nas escolas secundárias têm sido amplamente discutidos. Nos meios acadêmicos muitas propostas de mudanças são apontadas por especialistas.A utilização do computador como ferramenta pedagógica na educação, favorece a construção dos conhecimentos físicos, quebrando estigmas onde o professor passa da posição de dono do conhecimento para colaborador e mediador da aprendizagem. Ao observar o crescente interesse dos jovens por computadores e a introdução da informática educativa nas escolas, desenvolvemos a dissertação dentro da linha de pesquisa Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências e Matemática, com a finalidade de fomentar educadores e educandos, quanto ao uso das tecnologias de ensino e aprendizagem de Cinemática. A presente pesquisa investiga a facilitação do desenvolvimento do processo de aprendizagem de Cinemática utilizando uma metodologia educacional que valoriza a aprendizagem articulando-se o uso operacional e pedagógico do Software Modellus. Assim, partimos para uma ação pedagógica, que foi concebida e desenvolvida junto aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, numa escola estadual da cidade de Cascavel-Ce. Para efetivá-la, foi concebida uma proposta educativa, fundamentando-se em alguns pressupostos teóricos: David Ausubel (Teoria da Aprendizagem Significativa), Joseph Novak (Mapas Conceituais), Armando Valente (O uso pedagógico do computador, segundo a proposta construtivista) e Almeida (Modelo de desenvolvimento da aprendizagem, construído pelo aluno e auxiliado pelo uso interativo do computador). Para proceder ao desenvolvimento da pesquisa, o presente pesquisador-educador adotou uma abordagem de pesquisa qualitativa e com características de pesquisa-ação. Para efetivar a prática pedagógica, realizamos 16 aulas, subdivididas em duas fases, totalizando 32 horas aulas, sendo a primeira para diagnosticar os conhecimentos prévios utilizando uma metodologia tradicional com aulas expositivas, aplicação de questionários, pré-teste e pós-testes. A segunda fase visava desenvolver uma metodologia de aprendizagem colaborativa aplicada ao uso do software Modellus para trabalhar a construção de gráficos, tabelas e animações junto aos alunos no laboratório de informática. Concluímos que tal estratégia favoreceu a aprendizagem e o processo de educação construtivista.
Abstract: In recent decades the teaching and learning of physics in secondary schools have been widely discussed. In academia many proposed changes are described by experts. The use of computers as a teaching tool in education, favors the construction of physical knowledge, breaking stigmas where the teacher moves the position of the owner and developer of knowledge to mediator of learning. Observing the growing interest of young people by computers and the introduction of educational computing in schools, developed the thesis within the research line Digital Technologies in the Teaching of Science and Mathematics, in order to encourage educators and learners regarding the use of educational technologies Kinematics and learning. This research investigates facilitating the development of the learning process Cinematic using an educational approach that values learning articulating the operational and pedagogical use of the Software Modellus. So, we left for a pedagogical action, which was conceived and developed with the students of the 3rd year of high school, a state school in the city of Cascavel - Ce. To effect it was designed an educational approach , basing himself on some theoretical assumptions : David Ausubel (Theory of Meaningful Learning), Joseph Novak (Concept Maps), Armando Valente (The pedagogical use of computers, according to the constructivist approach) and Almeida (model learning development , constructed by the learner and aided by the interactive use of the computer ) . To proceed with the development of research, this researcher - educator adopted a qualitative research approach and characteristics of action research. To realize the pedagogical practice, we conducted 16 classes divided into two phases, totaling 32 class hours, the first being to diagnose prior knowledge using a traditional methodology with lectures, questionnaires, pre -and post - tests. The second phase aimed to develop a methodology for collaborative learning applied to the use of software to work Modellus the construction of charts, tables, and animations with students in the computer lab. We conclude that such a strategy favored constructivist learning and education process.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9066
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