Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83724
Tipo: Tese
Título: “Página infeliz da nossa história”: um olhar transdisciplinar sobre os impactos da pandemia para a educação básica cearense a partir da cobertura do Jornal O Povo
Autor(es): Paiva, Celina Maria Linhares
Orientador: Jucá, Gisafran Nazareno Mota
Palavras-chave em português: Educação;Pandemia;História das doenças;Jornalismo
Palavras-chave em inglês: Education;Pandemic;History of diseases;Journalism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2025
Citação: PAIVA, Celina Maria Linhares. “Página infeliz da nossa história”: um olhar transdisciplinar sobre os impactos da pandemia para a educação básica cearense a partir da cobertura do Jornal O Povo. 2025. 171 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: Apresento projeto de tese que se debruça sobre como a imprensa local, mais precisamente o Jornal O Povo, noticiou as consequências da pandemia da Covid-19 para a educação cearense. A doença viral se mostrou extremamente mortal e obrigou governos, no mundo todo, a encerrarem as atividades não-essenciais para conter o colapso dos sistemas de saúde, achatar a curva de contágio e, consequentemente, reduzir a letalidade da doença. Aqui no Brasil, os primeiros casos começaram a ser registrados em fevereiro de 2020, mas a primeira morte ocorreu em 12 de março, período que coincide com a adoção de medidas mais duras por parte dos governadores, que começaram, cada um a seu tempo, a decretar o isolamento social e a suspensão das atividades não-essenciais para barrar o avanço do vírus, já que o governo federal adotou uma postura negacionista e contrária à ciência. Foi nesse contexto que escolas e universidades foram fechadas em todo o Brasil e que a população encontrou, na imprensa, um canal seguro de captação de informações sobre a ameaça comum. Partindo dessas premissas, o objetivo geral deste trabalho, portanto, é analisar as narrativas noticiosas que enfocaram as consequências da pandemia do coronavírus para a educação básica cearense. A metodologia empregada nesta tese, para dar conta do objetivo, foi a Análise Crítica da Narrativa, proposta pelo professor Luiz Gonzaga Motta. Na análise empírica foram considerados textos noticiosos veiculados pelo Jornal O Povo entre os dias 16 de março de 2020 - data de publicação do decreto de isolamento social no Estado do Ceará, com o fechamento das escolas, creches e universidades – e o dia 05 de maio de 2023, momento em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou o fim da pandemia. Como conclusão temos uma narrativa que priorizou os prejuízos econômicos causados pelo fechamento das escolas, em detrimento às consequências reais para o aprendizado, desenvolvimento e saúde mental de milhares de crianças e jovens cearenses.
Abstract: I present a thesis project that focuses on how the local press, more specifically the newspaper O Povo, reported on the consequences of the COVID-19 pandemic for education in Ceará. The viral disease proved extremely deadly and forced governments worldwide to shut down non essential activities to contain the collapse of health systems, flatten the contagion curve, and, consequently, reduce the disease's lethality. Here in Brazil, the first cases began to be recorded in February 2020, but the first death occurred on March 12th, a period that coincides with the adoption of harsher measures by governors, who began, each in their own time, to decree social isolation and the suspension of non-essential activities to stem the spread of the virus, as the federal government adopted a denialist and anti-science stance. It was in this context that schools and universities were closed throughout Brazil, and the population found, in the press, a reliable channel for obtaining information about this common threat. Based on these premises, the overall objective of this work is to analyze the news narratives that focused on the consequences of the coronavirus pandemic for basic education in Ceará. The methodology employed in this thesis to achieve this objective was Critical Narrative Analysis, proposed by Professor Luiz Gonzaga Motta. The empirical analysis considered news stories published by the newspaper O Povo between March 16, 2020—the date the social isolation decree was published in the state of Ceará, with the closure of schools, daycare centers, and universities— and May 5, 2023, when the World Health Organization (WHO) declared the end of the pandemic. The conclusion is that we have a narrative that prioritized the economic losses caused by school closures, to the detriment of the real consequences for the learning, development, and mental health of thousands of children and young people in Ceará.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83724
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/5668149573271707
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/0833133979224938
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_tese_cmlpaiva.pdf3,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.