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Tipo: Dissertação
Título: A infância no território: escutando vivências de crianças em contexto de vulnerabilidade social no bairro Antônio Justa em Maracanaú (CE)
Título em inglês: Childhood in the territory: listening to the experiences of children in a context of social vulnerability in the Antônio Justa Neighborhood, Maracanaú (CE)
Autor(es): Pantoja, Maria Yasmin Cordeiro de Oliveira
Orientador: Bonfim, Zulmira Áurea Cruz
Palavras-chave em português: Infância;Território;Vulnerabilidade social;Estima de lugar
Palavras-chave em inglês: Childhood;Territory;Social vulnerability;Place attachment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Data do documento: 2025
Citação: PANTOJA, Maria Yasmin Cordeiro de Oliveira. A infância no território: escutando vivências de crianças em contexto de vulnerabilidade social no bairro Antônio Justa em Maracanaú (CE). 2025. 162 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo compreender as vivências de crianças em situação de vulnerabilidade social no bairro Antônio Justa, localizado em Maracanaú (CE). Para tanto, buscou-se investigar as imagens afetivas construídas por elas em relação ao território, além de analisar como elas compreendem suas próprias condições socioeconômicas. O bairro Antônio Justa é um território. A pesquisa foi fundamentada na Psicologia Ambiental, na Psicologia Histórico-Cultural e em estudos críticos sobre a infância, com enfoque na escuta sensível e no reconhecimento das crianças como sujeitos sociais ativos. A investigação utilizou uma abordagem qualitativa e contou com a participação de 18 crianças, entre 7 e 12 anos, envolvidas nas atividades do projeto Alfaletrando, promovido pelo Instituto Antônio Justa. Como procedimentos metodológicos, foram utilizados o Instrumento Gerador de Mapas Afetivos (IGMA) e encontros em grupo, que permitiram o acesso às imagens afetivas das crianças sobre o território em que vivem, bem como à sua percepção sobre as condições de vida. A análise dos dados foi feita por meio da análise de conteúdo categorial. Os resultados evidenciaram uma imagem afetiva marcada por contrastes, revelando a coexistência, por um lado, de experiências de insegurança e violência e, por outro, práticas de sociabilidade, vínculos afetivos e resistências cotidianas. As crianças demonstraram senso crítico e protagonismo, especialmente ao expressarem propostas para melhorias no bairro durante os encontros em grupo. Tais achados reforçam a importância de abordagens que articulem aspectos subjetivos e estruturais na análise da infância e da relação pessoa-ambiente, valorizando a escuta das crianças como ferramenta para a construção de políticas públicas mais justas e inclusivas. O estudo 10 também destaca o potencial do IGMA como instrumento metodológico e propõe o aprofundamento de investigações sobre a imagem afetiva de contrastes, principalmente em contextos de vulnerabilidade social.
Abstract: This dissertation aimed to understand the experiences of children living in conditions of social vulnerability in the Antônio Justa neighborhood, located in Maracanaú (Ceará, Brazil), by investigating the affective images they construct about the territory and analyzing how they perceive their socioeconomic conditions. The research was grounded in Environmental Psychology, Historical-Cultural Psychology, and critical studies on childhood, with an emphasis on sensitive listening and the recognition of children as active social subjects. A qualitative approach was adopted, involving 18 children aged between 7 and 12 years, who participated in activities of the Alfaletrando Project, promoted by the Instituto Antônio Justa. Methodological procedures included the use of the Instrument for Generating Affective Maps (IGMA) and group meetings, which enabled access to the children's affective images of their living environment and their perceptions of life conditions. Data were analyzed using categorical content analysis. The findings revealed affective images marked by contrast, showing the coexistence of experiences of insecurity and violence alongside practices of sociability, emotional bonds, and everyday resistance. The children demonstrated critical awareness and agency, especially when presenting proposals to improve the neighborhood during group meetings. These results highlight the importance of approaches that articulate subjective and structural dimensions in the analysis of childhood and person–environment relations, emphasizing the value of listening to children as a tool for building fairer and more inclusive public policies. The study also underscores the potential of IGMA as a methodological tool and suggests further research on the concept of affective images of contrast, particularly in contexts of social vulnerability.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83461
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/4542152794099940
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/1210419516945897
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGP - Dissertações defendidas na UFC

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