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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83427| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Produção de vídeos educativos para orientação de responsáveis por pacientes acometidos por fissuras labiopalatinas |
| Título em inglês: | Production of educational videos to guide caregivers of patients with cleftlipandpalate |
| Autor(es): | Andrade, Lucas Gabriel Nunes |
| Orientador: | Carmona, Virgínia Cláudia Carneiro Girão |
| Coorientador: | Leite, Ana Caroline Rocha de Melo |
| Palavras-chave em português: | Fenda labial;Fissura palatina;Filme e vídeo educativo;Pais;Conhecimento;Fatores socioeconômicos |
| Palavras-chave em inglês: | Cleft Lip;Cleft Palate;Instructional film and video;Parents;Knowledge;Socioeconomic factors |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MORFOLOGIA |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | ANDRADE, Lucas Gabriel Nunes. Produção de vídeos educativos para orientação de responsáveis por pacientes acometidos por fissuras labiopalatinas. 2025. 65 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Morfofuncionais) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/83427. Acesso em: 14 nov. 2025. |
| Resumo: | As implicações das fissuras labiopalatinas vão além da estética, estendendo-se aos aspectos funcionais e problemas psicossociais. Entre as disfunções mais comuns estão a deglutição, mastigação, audição, respiração, arcada dentária e voz nasalizada. Nesse contexto, os responsáveis não se sentem preparados para cuidar das crianças fissuradas e têm muitas dúvidas sobre a patologia. Desse modo, o objeto do estudo foi construir vídeos educativos relacionados à orientação e manejo dos responsáveis por pacientes com fissuras labiopalatinas. Em um primeiro momento foi realizada uma revisão integrativa da literatura, a qual foi utilizada para construir o embasamento teórico das etapas seguintes da pesquisa. Em um segundo momento, realizou-se um estudo descritivo e analítico de abordagem quantitativa o qual foi utilizado para analisar o conhecimento dos responsáveis acerca das fissuras labiopalatinas, atendidos no Núcleo de Atendimento Integrado ao Fissurado do Hospital Infantil Albert Sabin, no período de março a julho de 2023. Após aprovação do comitê de Ética em Pesquisa procedeu-se com aplicação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e preenchimento de um questionário pelos responsáveis por crianças fissuradas. Os dados foram tratados no programa Epi Info e adotou-se p < 0,05. Participaram do estudo 140 responsáveis de crianças fissuradas. Observou- se associação estatisticamente significativa entre ter escolaridade até o ensino fundamental (p=0,01), ter companheiro (a) (p=0,03), renda familiar menor ou igual a um salário mínimo (p=0,01), ser responsável do sexo feminino (p=0,04), ter um maior tempo de acompanhamento (p=0,0007), ser responsável de criança com uma maior idade (p=0,004) e não apresentar dúvidas acerca desta patologia. Por outro lado, verificou-se a relação estatisticamente significativa entre residir no interior (p=0,0009), ter idade superior a 30 anos (p=0,005), ser responsável com mais de uma gestação (p=0,03) e não saber explicar o que é a fissura labiopalatina. Em um terceiro momento procedeu-se com a elaboração dos vídeos educativos baseados em três etapas: pré-produção (sinopse ou storyline, argumento, roteiro, storyboard), produção e pós-produção. Foi utilizado o software MediBang para criação das imagens ilustrativas e o desenho do personagem, para animação do personagem foi utilizado o software Flipa Clip e após as gravações das imagens, as edições foram realizadas utilizando o software DaVinci Resolve. O estudo ainda está em desenvolvimento, a próxima etapa será a validação com o público-alvo e em perspectivas futuras a elaboração de outros vídeos com outras abordagens. Dessa forma, espera-se que os vídeos sejam capazes de esclarecer e orientar as dificuldades dos responsáveis dos pacientes, particularmente sobre a compreensão da fissura labiopalatina e a importância do acompanhamento multidisciplinar, favorecendo o desenvolvimento integral da criança fissurada, aumentando a adesão ao tratamento e favorecendo uma melhor qualidade de vida para as crianças e responsáveis. |
| Abstract: | The implications of cleft lip and palate go beyond aesthetics, extending to functional aspects and psychosocial problems. Among the most common dysfunctions are swallowing, chewing, hearing, breathing, dental arch and nasalized voice. In this context, caregivers do not feel prepared to care for cleft children and have many doubts about the pathology. Thus, the object of the study was to build educational videos related to the guidance and management of those responsible for patients with cleft lip and palate. At first, an integrative literature review was carried out, which was used to build the theoretical basis of the following stages of the research. In a second moment, a descriptive and analytical study with a quantitative approach was carried out, which was used to analyze the knowledge of those responsible for cleft lip and palate, assisted at the Center for Integrated Care for the Cleft at Hospital Infantil Albert Sabin, from March to July 2023. After approval by the Research Ethics Committee, the Informed Consent Form was applied and a questionnaire was filled out by those responsible for cleft children. Data were processed using the Epi Info program and p < 0.05 was adopted. 140 guardians of cleft children participated in the study. There was a statistically significant association between having schooling up to elementary school (p=0.01), having a partner (p=0.03), family income less than or equal to one minimum wage (p=0.01) , being a female guardian (p=0.04), having a longer follow-up time (p=0.0007), being responsible for an older child (p=0.004) and not having doubts about this pathology. On the other hand, there was a statistically significant relationship between living in the countryside (p=0.0009), being over 30 years old (p=0.005), being responsible for more than one pregnancy (p=0.03) and not knowing how to explain what a cleft lip and palate is. In a third moment, we proceeded with the elaboration of educational videos based on three stages: pre-production (synopsis or storyline, argument, script, storyboard), production and post-production. The MediBang software was used to create the illustrative images and the character design, the Flipa Clip software was used to animate the character and after recording the images, the edits were made using the DaVinci Resolve software. The study is still under development, the next step will be validation with the target audience and in future perspectives the elaboration of other videos with other approaches. In this way, it is expected that the videos will be able to clarify and guide the difficulties of those responsible for the patients, particularly regarding the understanding of cleft lip and palate and the importance of multidisciplinary follow-up, favoring the integral development of the cleft child, increasing adherence to treatment and favoring a better quality of life for children and caregivers. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83427 |
| ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0000-0002-5415-4916 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/2639383958180551 |
| ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0002-0676-8585 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/5491102217675347 |
| ORCID do Coorientador: | https://orcid.org/0000-0002-9007-7970 |
| Currículo Lattes do Coorientador: | http://lattes.cnpq.br/1433681003429411 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | DMO - Dissertações defendidas na UFC |
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