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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83377| Tipo: | TCC |
| Título: | As mecânicas de Elden Ring: uma análise da experiência de gameplay a partir do framework RMDA |
| Título em inglês: | The mechanics of Elden Ring: an analysis of the gameplay experience using the RMDA framework |
| Autor(es): | Veras, Alisson Jardel Belchior |
| Orientador: | Leite Júnior, Antônio José Melo |
| Palavras-chave em português: | Elden Ring;Mecânicas;RMDA;Experiência;Análise de gameplay |
| Palavras-chave em inglês: | Elden Ring;Mechanics;RMDA;Player experience;Gameplay analysis |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | VERAS, Alisson Jardel Belchior. As mecânicas de Elden Ring: uma análise da experiência de gameplay a partir do framework RMDA. 2025. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais) — Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumo: | O presente trabalho propõe a realização de uma análise formal da gameplay do jogo Elden Ring (FromSoftware, 2022), a partir da implementação do modelo RMDA (Junior, 2021), visando identificar e compreender suas principais mecânicas, dinâmicas e estéticas. A implementação do framework RMDA se faz necessária para que haja maior compreensão dos elementos que compõem o jogo além das mecânicas, dinâmicas e estéticas propostas pelo modelo. A pesquisa busca compreender os elementos presentes no jogo, o impacto causado por eles nas ações tomadas pelo jogador e a experiência do jogador com o produto final. O estudo utiliza como referência o framework MDA (Hunicke, 2004) e estudos de autores como Sicart (2008), Lankoski (2015) e Schell (2019) para embasar a análise do objeto de estudo. O trabalho evidencia como as decisões de design das mecânicas implementadas em Elden Ring impactam a experiência do jogador, oferecendo material teórico e prático para pesquisadores da área de jogos e desenvolvedores, em especial criadores de jogos independentes. Conclui-se que as mecânicas implementadas são primordiais para o sucesso da experiência esperada pelos desenvolvedores para o jogador. Utilizando-se da decomposição dos elementos do jogo em camadas interdependentes para concluir seu objetivo, este estudo contribui para a elaboração de mecânicas bem elaboradas, eficazes e significativas em novos projetos de jogos digitais. |
| Abstract: | This study proposes a formal analysis of the gameplay of Elden Ring (FromSoftware, 2022), based on the implementation for the RMDA model (Junior, 2021), aiming to identify and understand its main mechanics, dynamics, and aesthetics. The implementation of the RMDA framework is necessary to enable a deeper understanding of the elements that make up the game beyond the mechanics, dynamics, and aesthetics proposed by the model. The research seeks to examine the game's core elements, their impact on player behavior, and the overall player experience with the final product. The analysis is grounded in the MDA framework (Hunicke, 2004) and supported by the works of authors such as Sicart (2008), Lankoski (2015), and Schell (2019). The study highlights how the design decisions related to mechanics in Elden Ring affect the player experience, offering both theoretical and practical insights for game researchers and developers, especially those working in the independent game sector. The findings suggest that the implemented mechanics are essential to achieving the intended experience envisioned by the developers. By decomposing game elements into interdependent layers, this research contributes to the creation of well-structured, effective, and meaningful mechanics in future digital game projects. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83377 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/2610619567290943 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias |
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