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Tipo: TCC
Título: Conteúdos digitais e primeira infância: uma revisão integrativa e documental sobre diretrizes para um consumo consciente
Título em inglês: Digital content and early childhood: an integrative and documentary review on guidelines for conscious consumption.
Autor(es): Oliveira, Davi Girão de Sousa Barbosa
Orientador: David, Priscila Barros
Palavras-chave em português: Conteúdos digitais;Primeira infância;Critérios de seleção de conteúdos infantis;Diretrizes para uso de telas
Palavras-chave em inglês: Digital content;Early childhood;Criteria for selecting children’s content;Guidelines for screen use
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Data do documento: 2025
Citação: OLIVEIRA, Davi Girão de Sousa Barbosa. Conteúdos digitais e primeira infância: uma revisão integrativa E documental sobre diretrizes para um consumo consciente. 2025. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) – Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: O presente trabalho propõe diretrizes para a seleção de conteúdos digitais destinados a crianças na primeira infância, de modo a contribuir para um consumo consciente, seguro e alinhado ao desenvolvimento infantil saudável. Para tanto, uma Revisão Integrativa foi conduzida, baseada em rigor metodológico, seguindo seis etapas: elaboração da questão de pesquisa, definição de critérios de inclusão e exclusão, busca e seleção dos estudos, extração dos dados, análise crítica e síntese dos resultados. A amostra final foi composta por onze estudos publicados entre 2020 e 2025, os quais foram organizados em três categorias principais: interatividade do conteúdo, adequação à faixa etária e mediação parental. Os resultados mostraram que a qualidade e a interatividade do conteúdo são mais determinantes para o desenvolvimento cognitivo, motor, linguístico e socioemocional do que apenas o tempo de tela. Os estudos também destacaram a importância de conteúdos adequados à idade, com instruções claras, uso intuitivo e livres de estereótipos ou violência. A mediação parental foi considerada essencial, pois o mediador atua como filtro, exemplo e participante ativo na experiência digital da criança. Como principal contribuição prática, o trabalho apresentou um conjunto de diretrizes organizadas em três áreas: áreas da saúde, técnicas e mediação social. Tais diretrizes informam sobre o tempo de tela, o formato do conteúdo a ser consumido, a mediação parental necessária e o tipo de conteúdo a ser apresentado e evitado. As diretrizes organizadas estão em uma tabela, buscando oferecer um guia objetivo para pais, educadores e desenvolvedores no processo de criação, seleção e consumo de conteúdos digitais.
Abstract: This study proposes guidelines for the selection of digital content aimed at children in early childhood, in order to promote conscious and safe consumption aligned with healthy child development. To this end, an Integrative Review was conducted, based on methodological rigor, following six stages: formulation of the research question, definition of inclusion and exclusion criteria, search and selection of studies, data extraction, critical analysis, and synthesis of results. The final sample consisted of eleven studies published between 2020 and 2025, organized into three main categories: content interactivity, age appropriateness, and parental mediation. The results showed that the quality and interactivity of the content are more decisive for cognitive, motor, linguistic, and socioemotional development than screen time alone. The studies also highlighted the importance of age-appropriate content with clear instructions, intuitive use, and free from stereotypes or violence. Parental mediation was considered essential, as the mediator acts as a filter, role model, and active participant in the child’s digital experience. As its main practical contribution, the study presents a set of guidelines organized into three areas: health, technical, and social mediation. These guidelines provide information on screen time, content format, necessary parental mediation, and the types of content to be promoted or avoided. The organized guidelines are presented in a table, aiming to offer an objective guide for parents, educators, and developers in the process of creating, selecting, and consuming digital content.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83374
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/0867713233386663
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/4580502642241951
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias

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