Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83320
Tipo: Dissertação
Título: "Professora, qual a minha cor?": caminhos para a construção e positivação da identidade negra dos jovens da EEM Alice Moreira de Oliveira em Caucaia - CE
Autor(es): Oliveira, Michelle Juliane Ferreira
Orientador: Jesus, Leandro Santos Bulhões de
Palavras-chave em português: Identidade negra;Educação antirracista;Consciência histórica;Práticas pedagógicas
Palavras-chave em inglês: Black identity;Antiracist education;Historical awareness;Cultural valorization
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Data do documento: 2025
Citação: OLIVEIRA, Michelle Juliane Ferreira. “Professora, qual a minha cor?”: caminhos para construção e positivação da identidade negra dos jovens da EEM Alice Moreira de Oliveira em Caucaia - CE. 2025. 116 f. Dissertação (Mestrado em História) - Mestrado Profissional em Ensino de História, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: Este trabalho tem como finalidade investigar os caminhos para a construção e a positivação da identidade negra entre os jovens da Escola de Ensino Médio Alice Moreira de Oliveira, localizada na comunidade de Sítios Novos, em Caucaia-CE. A pesquisa parte da compreensão de que a escola, enquanto espaço de socialização e produção de saberes, pode tanto reproduzir silenciamentos e desigualdades históricas quanto assumir papel central na valorização da história e cultura afro-brasileiras. Para alcançar os objetivos propostos, adotou-se uma abordagem qualitativa que incluiu a análise documental, a aplicação de questionários com os estudantes e a elaboração de uma sequência didática, que é o recurso pedagógico desse trabalho, voltada à valorização da identidade negra. O diálogo teórico foi construído com base em autoras e autores como Bell Hooks, Kabengele Munanga, Nilma Lino Gomes e Beatriz Nascimento, que compreendem a educação como prática de emancipação, liberdade e fortalecimento das identidades historicamente marginalizadas. Os resultados indicam que práticas pedagógicas que incorporam a Lei 10.639/2003 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais possibilitam aprendizagens significativas e contribuem para o fortalecimento da consciência racial e histórica dos estudantes. Constatou-se ainda que o reconhecimento das raízes africanas e afro-brasileiras dentro do espaço escolar promove a ressignificação identitária, a valorização da autoestima e o empoderamento da juventude negra. Conclui-se, portanto, que a inserção de práticas educativas críticas e emancipatórias, pautadas no compromisso com a diversidade e a equidade racial, é essencial para transformar a escola em território de resistência, pertencimento e afirmação da identidade negra.
Abstract: This study aims to investigate the paths for the construction and affirmation of Black identity among the students of Alice Moreira de Oliveira High School, located in the community of Sítios Novos, in Caucaia–CE. The research is based on the understanding that the school, as a space for socialization and knowledge production, can both reproduce historical silences and inequalities and play a central role in valuing afro-brazilian history and culture. To achieve the proposed objectives, a qualitative approach was adopted, including document analysis, the application of questionnaires with students, and the development of a didactic sequence, a proposed educational product of this work, aimed at valuing Black identity. The theoretical dialogue was built on authors such as Bell Hooks, Kabengele Munanga, Nilma Lino Gomes, and Beatriz Nascimento, who understand education as a practice of emancipation, freedom, and strengthening historically marginalized identities. The results indicate that pedagogical practices incorporating Law 10.639/2003 and the National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations enable meaningful learning and contribute to strengthening students’ racial and historical awareness. It was also found that recognizing african and afro-brazilian roots within the school space promotes identity reshaping, self-esteem enhancement, and the empowerment of black youth. Therefore, it is concluded that the implementation of critical and emancipatory educational practices, grounded in a commitment to diversity and racial equity, is essential to transform the school into a territory of resistance, belonging, and affirmation of black identity.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83320
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/8454530465681023
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-7735-1015
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/1892221694481474
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PROFHISTÓRIA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_dis_mjfoliveira.pdf7,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.