Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83140
Tipo: TCC
Título: Saberes e práticas docentes de mediação de leitura literária no contexto da educação infantil: o estado da arte
Título em inglês: Teaching knowledge and practices of literary reading mediation in the context of Early Childhood Education: the state of the art
Autor(es): Freitas, Brena Késia Nepomuceno de
Orientador: Menezes, Eunice Andrade de Oliveira
Palavras-chave em português: Mediação de leitura;Educação Infantil;Saberes de formação e de experiência.
Palavras-chave em inglês: Reading mediation;Early Childhood Education;Training and experiential knowledge.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2025
Citação: FREITAS, Brena Késia Nepomuceno de. Saberes e práticas docentes de mediação de leitura literária no contexto da educação infantil: o estado da arte. 2025. 70 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso investiga a mediação de leitura literária na Educação Infantil, com foco nos saberes docentes e nas práticas pedagógicas. Parte do problema: quais saberes de formação docente e de experiência podem contribuir para que as professoras e professores de Educação Infantil possam desenvolver práticas de mediação de leitura literária que sejam relevantes socialmente para as crianças de creches e pré-escolas? A pesquisa adota a metodologia de "Estado da Arte", analisando produções acadêmicas publicadas entre 2010 e 2024 no Portal de Periódicos da CAPES. O objetivo central é conhecer quais são os saberes de formação e de experiência indispensáveis para o desenvolvimento de práticas de mediação de leitura literária, com crianças de Educação Infantil, que sejam socialmente relevantes para sua formação humana,com os seguintes objetivos específicos: Analisar saberes docentes e práticas pedagógicas com literatura infantil presentes nas pesquisas levantadas no “Estado da Arte”; Discutir bases teóricas que fundamentam a relevância da mediação de histórias literárias no desenvolvimento infantil; Analisar diferentes abordagens e técnicas de mediação de leitura adotadas por professoras/professores de Educação Infantil, a partir da pesquisa bibliográfica desenvolvida. As análises evidenciam a relevância da professora-mediadora na formação de crianças leitoras e na criação de experiências significativas com a literatura infantil. Os resultados apontam para a necessidade de investimento na formação inicial e continuada dos docentes, bem como para o fortalecimento de políticas públicas que valorizem a leitura literária nas instituições de Educação Infnantil.
Abstract: This Undergraduate Thesis investigates the mediation of literary reading in Early Childhood Education, focusing on teachers’ knowledge and pedagogical practices. It stems from the following research question: What knowledge, from both teacher training and professional experience, can contribute to enabling early childhood educators to develop literary reading mediation practices that are socially relevant for children in daycare centers and preschools? The study adopts the "State of the Art" methodology, analyzing academic publications from 2010 to 2024 available in the CAPES Journal Portal. The main objective is to identify the essential knowledge from training and experience necessary for the development of socially meaningful literary reading mediation practices with children in Early Childhood Education. The specific goals include analyzing teachers’ knowledge and pedagogical practices with children's literature found in the selected research, discussing the theoretical foundations that support the relevance of mediating literary stories in child development, and analyzing different approaches and techniques of reading mediation used by early childhood teachers, based on the conducted bibliographic research. The analyses highlight the importance of the teacher as a mediator in the formation of young readers and in the creation of meaningful experiences with children’s literature. The results point to the need for investment in both initial and continuing teacher education, as well as the strengthening of public policies that value literary reading in Early Childhood Education institutions.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83140
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/4251610414310994
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0001-8383-5588
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/9007868559583902
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - DIURNO - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_tcc_bknfreitas.pdf813,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.