Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83139
Tipo: TCC
Título: Jogos e brincadeiras: reflexões sobre a influência no aprendizado das crianças
Título em inglês: Games and play: reflections on the influence on children's learning
Autor(es): Bezerra, Laís Teixeira
Orientador: Rabelo, Josefa Jackline
Palavras-chave em português: Jogos e brincadeiras;Aprendizagem;Ludicidade;Inclusão
Palavras-chave em inglês: Games and play;Learning;Playfulness;Inclusion
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2025
Citação: BEZERRA, Laís Teixeira. Jogos e brincadeiras: reflexões sobre a influência no aprendizado das crianças. 2025. 32 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: Este trabalho tem como temática a importância do lúdico no processo de aprendizagem, visando destacar a como a discussão teórica existente dialoga com a prática educativa. O presente estudo apresenta reflexões sobre a influência de jogos e brincadeiras no aprendizado das crianças, buscando compreender de que maneiras o lúdico pode impactar no processo de aprendizagem, investigando a conexão que há entre a aplicação na escola e o desenvolvimento integral das crianças. A escolha do tema deve-se a vivências em sala de aula durante um estágio obrigatório que geraram questionamento sobre como as estratégias lúdicas podem auxiliar na busca por um processo de aprendizagem mais eficaz, que esteja alinhado com as exigências da atualidade. Diante disso, foi possível verificar a importância da realização de práticas pedagógicas que estejam centradas no aluno, em que a educação seja inclusiva e atrativa. A pesquisa está fundamentada nos estudos de Piaget (1987), Kishimoto (2010), Vygotsky (2018), dentre outros autores que destacam a importância dos jogos e das brincadeiras no processo de aprendizagem. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica, exame da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e relato de experiência do estágio supervisionado em uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental. Os resultados indicaram que a mediação do professor é fundamental no desenvolvimento das atividades lúdicas, mantendo o equilíbrio entre aprendizagem e diversão.
Abstract: This study addresses the importance of playfulness in the learning process, aiming to highlight how existing theoretical discussions interact with educational practice. The present research offers reflections on the influence of games and play on children’s learning, seeking to understand how playfulness can impact the learning process by investigating the connection between its application in schools and the integral development of children. The choice of this theme arose from classroom experiences during a mandatory internship, which raised questions about how playful strategies can contribute to a more effective learning process, aligned with the demands of contemporary education. In this context, it was possible to observe the importance of implementing student-centered pedagogical practices that make education more inclusive and engaging. This research is based on the studies of Piaget (1987), Kishimoto (2010), Vygotsky (2018), among other authors who emphasize the significance of games and play in the learning process. The methodology used consisted of bibliographic research, analysis of the National Common Curricular Base (BNCC), and an internship experience report in a third-grade elementary school class. The results indicated that teacher mediation is fundamental in developing playful activities, maintaining a balance between learning and fun.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83139
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/3817926638838385
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8231954289757480
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - DIURNO - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_tcc_ltbezerra.pdf727,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.