Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83126| Tipo: | TCC |
| Título: | A construção de pilhas de baixo custo como estratégia facilitadora para o ensino de eletroquímica |
| Título em inglês: | The construction of low-cost batteries as a facilitating strategy for teaching electrochemistry |
| Autor(es): | Mesquita, Marcos Ernande da Silva |
| Orientador: | Clemente, Cludenilson da Silva |
| Palavras-chave em português: | Células galvânicas;Pilha de limão;Pilha voltaica;Multímetro digital;Materiais alternativos |
| Palavras-chave em inglês: | Galvanic cells;Lemon cell;Voltaic cell;Digital multimeter;Alternative materials |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | MESQUITA, Marcos Ernande da Silva. A construção de pilhas de baixo custo como estratégia facilitadora para o ensino de eletroquímica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumo: | Este trabalho teve como premissa o uso de experimentos de pilhas eletroquímicas, construídas com materiais de baixo custo, no ensino de química. Devido a alta complexidade que a eletroquímica apresenta no ensino médio, o objetivo da proposta consistiu em viabilizar a assimilação desse ramo da química, em especial os processos galvânicos, comuns de pilhas e baterias, através de experimentos que contemplassem o esclarecimento da teoria. A metodologia envolveu, além de aulas teóricas, que serviram de base para os experimentos , a construção de pilhas de Alessandro Volta e Daniell, adaptadas com materiais alternativos, e o uso desses dispositivos para promover o funcionamento de eletrônicos, além do entendimento do funcionamento de pilhas e baterias convencionais. O trabalho foi realizado em uma escola de ensino médio pública, localizada em Fortaleza, em três turmas do segundo ano do ensino médio, com um total de 49 alunos. A coleta de dados foi realizada mediante o uso de dois questionários, um que antecedeu a aula teórica, outro que sucedeu o fim de toda a intervenção, após a aula experimental. Ademais, após a análise quantitativa e qualitativa das respostas dadas ao questionário inicial e final, verificou-se que este trabalho promoveu uma otória assimilação dos conceitos essenciais desse ramo da química e permitiu que os discentes entendessem o conteúdo através da complementaridade entre teoria e prática. Por fim, concluiu-se que o uso de experimentos, mesmo que adaptados, no ensino de química é uma estratégia consideravelmente eficaz para promover uma aprendizagem mais sólida e engajar os alunos para o estudo dessa ciência. |
| Abstract: | This study was based on the use of experiments with electrochemical cells, built with low-cost materials, in chemistry teaching. Due to the high complexity of electrochemistry in high school, the objective of the proposal was to facilitate the assimilation of this branch of chemistry, especially the galvanic processes common in cells and batteries, through experiments that included the clarification of the theory. The methodology involved, in addition to theoretical classes, which served as a basis for the experiments, the construction of Alessandro Volta and Daniell cells, adapted with alternative materials, and the use of these devices to promote the functioning of electronics, in addition to the understanding of the functioning of conventional cells and batteries. The study was carried out in a public high school, located in Fortaleza, in three classes of the second year of high school, with a total of 49 students. Data collection was carried out through the use of two questionnaires, one that preceded the theoretical class, and another that followed the end of the entire intervention, after the experimental class. Furthermore, after the quantitative and qualitative analysis of the responses given to the initial and final questionnaire, it was found that this work promoted a notable assimilation of the essential concepts of this branch of chemistry and allowed students to understand the content through the complementarity between theory and practice. Finally, it was concluded that the use of experiments, even if adapted, in the teaching of chemistry is a considerably effective strategy to promote more solid learning and engage students in the study of this science. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83126 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | 0645876788462081 |
| ORCID do Orientador: | 0000000252270964 |
| Currículo Lattes do Orientador: | 2531147656076238 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| autorização_marcos_mesquita.pdf | AUTORIZAÇÃO PARA O REPOSITÓRIO | 1,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| 2025_tcc_medasmesquita.pdf | 5,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.