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Tipo: TCC
Título: Medicamentos potencialmente perigosos e segurança do paciente: avaliação do conhecimento e práticas dos profissionais de um hospital municipal do Estado do Ceará
Autor(es): Cunha, Emmanuelle Gama da
Orientador: Monteiro, Mirian Parente
Coorientador: Passos, Ana Cláudia de Brito
Palavras-chave em português: Segurança do Paciente;Educação em Saúde;Lista de Medicamentos potencialmente Inapropriados
Palavras-chave em inglês: Patient Safety;Health Education;Potentially Inappropriate Medication List
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Data do documento: 2022
Citação: CUNHA, Emmanuelle Gama da. Medicamentos potencialmente perigosos e segurança do paciente: avaliação do conhecimento e práticas dos profissionais de um hospital municipal do Estado do Ceará. 2022. 69 f. Monografia (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/ 83098. Acesso em: 16 out. 2025.
Resumo: Introdução. O processo de utilização de medicamentos envolve várias etapas complexas como prescrição, preparo e dispensação esse processo é propenso à ocorrência de erros. Os medicamentos potencialmente perigosos (MPP’s), são aqueles que possuem risco aumentado de provocar danos significativos ao paciente em decorrência de uma falha no seu processo de utilização. Objetivo. Este trabalho teve como finalidade analisar o conhecimento e práticas dos profissionais de um hospital municipal do Estado do Ceará sobre os medicamentos potencialmente perigosos. Método. Trata-se de um estudo transversal com abordagem quantitativa desenvolvido em um hospital público localizado no município de Maracanaú no período de agosto a outubro de 2022. O trabalho iniciou-se com uma busca na literatura sobre as questões relacionadas aos MPP, sido desenvolvido em três etapas: Primeira etapa foi realizado um estudo observacional aos setores de clínica médica, clínica cirúrgica, farmácia satélite e UTI, utilizando um check list para diagnóstico situacional dos MPP. A segunda etapa foi composta por um questionário de conhecimento dos profissionais, tendo como população alvo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos hospitalares e auxiliares de farmácia. A terceira etapa foi realizada uma intervenção educativa nas unidades de estudo do hospital, utilizando um jogo de perguntas e respostas e distribuição de folders educativos. Resultados. O estudo observacional identificou fragilidades em todas as etapas no processo de utilização dos MPP na instituição, sobretudo no processo de preparo e administração. Na segunda etapa 39 profissionais responderam ao questionário, representando uma taxa de resposta de 40,21%. O perfil dos profissionais participantes demostrou a presença predominante de mulheres com 76,9% (n=30). Do total de profissionais 87,2% (n=34) responderam que não participaram de nenhum treinamento no período de 6 meses e a importância de realizar treinamentos foi avaliada como fundamental por 100% (n= 39). Dos participantes 53,8% (n= 21) declararam ter conhecimento regular sobre os MPP. A intervenção educativa contou com a participação de enfermeiros, técnicos em enfermagem, farmacêuticos e auxiliares de farmácia das unidades de clínica médica, clínica cirúrgica, UTI e farmácias satélites. Conclusão. O desenvolvimento do presente estudo demonstrou que os profissionais detêm conhecimentos teóricos sobre os MPP e suas recomendações para prevenção de erros, porém foi notado que os mesmos não colocam em prática seus conhecimentos.
Abstract: Introduction. The process of using medicine involves several steps such as prescribing, dispensing, and administration, this process is inclined to errors. High Surveillance Medications (HAVs) are those that have an increased risk of causing significant harm to the patient as a result of a failure in their use process. Objective. This study aimed to analyze the knowledge and practices of professionals at a municipal hospital in the State of Ceará about HAVs. Method. This is a crosssectional study with a quantitative approach developed in a public hospital located in Maracanaú from August to November 2022. The work began with a search in the literature on issues related to HAVs, developed in three stages: In the first stage, an observational study was carried out in the medical clinic, surgical clinic, satellite pharmacy, and ICU sectors, using a checklist for the situational diagnosis of HAVs. The second stage consisted of a questionnaire on the knowledge of professionals, with the target population being physicians, nurses, nursing technicians, hospital pharmacists, and pharmacy assistants. The third stage was an educational intervention in the units of the hospital where the study was done, using a questionand-answer game and the distribution of educational folders. Results. The observational study identified weaknesses at all stages in the process of using HAVs in the institution, especially in the process of preparation and administration. In the second stage, 39 professionals answered the questionnaire, representing a response rate of 40.21%. The profile of the participating professionals showed the predominant presence of women with 76.9% (n=30). From the total number of participants, 87.2% (n=34) answered that they did not participate in any training in 6 months and the importance of carrying out training was evaluated as fundamental by 100% (n=39). Of the participants, 53.8% (n= 21) declared having regular knowledge about HAVs. The educational intervention had the participation of nurses, nursing technicians, pharmacists, and pharmacy assistants from the medical clinic, surgical clinic, ICU, and satellite pharmacies. Conclusion. The development of the present study showed that professionals have theoretical knowledge about HAVs and their recommendations for error prevention, but it was noticed that they do not put their knowledge into practice
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83098
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-8061-6838
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6072951820735063
ORCID do Coorientador: https://orcid.org/0000-0001-7837-5978
Currículo Lattes do Coorientador: http://lattes.cnpq.br/7862709345127977
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:FARMÁCIA - Monografia

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