Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83085
Tipo: TCC
Título: Representatividade negra e letramento racial docente no ciclo de alfabetização de crianças: caminhos (im) possíveis
Título em inglês: Black representation and teacher racial literacy in the children's literacy cycle: (im)possible paths
Autor(es): Lima, Izabelle Cristina Carvalho de
Orientador: Silva, Maria José Albuquerque da
Palavras-chave em português: Representatividade negra;Letramento racial;Ciclo de alfabetização
Palavras-chave em inglês: Black representativeness;Racial literacy;Literacy cycle
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2025
Citação: LIMA, Izabelle Cristina Carvalho de. Representatividade negra e letramento racial docente no ciclo de alfabetização de crianças: caminhos (im) possíveis. 2025. 72 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federaldo Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: O presente trabalho trata sobre a representatividade negra e letramento racial docente no ambiente escolar cearense. Teve como objetivo geral examinar o olhar docente acerca da representatividade negra e do letramento racial no ciclo de alfabetização de crianças. O embasamento teórico abrangeu autores como Bento (2022); Munanga (2005; 2012); Cavalleiro (2024); Gomes (2003; 2011; 2012), Pinheiro (2023) e Evaristo (2017), que tratam sobre a construção do negro na educação, além de Soares (2023) e Carvalho (2010), que abordam a questão da Alfabetização e Letramento de crianças. A metodologia configurou uma abordagem qualitativa, com caráter exploratório-descritivo, fazendo uso da observação no curso de Licenciatura em Pedagogia/UFC, no PIBID/Pedagogia e em atividade de Estágio Supervisionado. Outro instrumento utilizado para a coleta de dados foi a aplicação de questionário com professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental de escolas cearenses. Dentre os resultados, o estudo possibilitou perceber a ausência marcante da representatividade negra na docência e em cargos de poder no ambiente escolar como espaço da diversidade cultural, assim como contribuiu para identificar a necessidade de letramento racial de professores no ciclo de alfabetização, a fim de se promover práticas pedagógicas diversas, plurais e inclusivas, abrangendo a temática etnicorracial, a educação antirracista e emancipatória.
Abstract: This paper addresses Black representativeness and racial literacy among teachers within the school environment in Ceará. Its general objective was to examine the teachers' perspectives on Black representativeness and racial literacy during the literacy cycle of children. The theoretical framework included authors such as Bento (2022), Munanga (2005; 2012), Cavalleiro (2024), Gomes (2003; 2011; 2012), Pinheiro (2023), and Evaristo (2017), who discuss the construction of Black identity in education, as well as Soares (2023) and Carvalho (2010), who address children's literacy and reading development. The methodology adopted a qualitative approach with an exploratory-descriptive nature, using observations conducted in the Pedagogy Undergraduate Program at UFC, in the PIBID/Pedagogy program, and during Supervised Internship activities. Another data collection tool used was a questionnaire applied to teachers working in the early years of elementary education in schools across Ceará. Among the findings, the study revealed the notable absence of Black representativeness in teaching roles and leadership positions within the school environment as a space of cultural diversity. It also highlighted the need for racial literacy among teachers in the literacy cycle, aiming to foster diverse, inclusive, and plural pedagogical practices that address ethno-racial topics and promote anti-racist and emancipatory education.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83085
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/2541225414516152
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-0500-6896
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/4170291574473420
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - DIURNO - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_tcc_icclima.pdf821,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.