Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82969
Tipo: TCC
Título: Uso do “jogo dos casos” como recurso didático na compreensão de reações químicas: uma abordagem experimental da gamificação
Título em inglês: Use of the “case game” as a teaching resource for understanding chemical reactions: an experimental approach to gamification
Autor(es): Gomes, Francisco Hermeson de Souza
Orientador: Vidal, Ruth Maria Bonfim
Palavras-chave em português: Ensino de química;Gamificação;Triângulo de Johnstone;Metodologias ativas;Reações químicas;Educação científica
Palavras-chave em inglês: Chemistry teaching;Gamification;Johnstone’s triangle;Active methodologies;Chemical reactions;Scientific education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Data do documento: 2025
Citação: GOMES, Francisco Hermeson de Souza. Uso do “jogo dos casos” como recurso didático na compreensão de reações químicas: uma abordagem experimental da gamificação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: O ensino de Química, enquanto componente curricular da área de Ciências da Natureza, apresenta-se como um grande desafio na realidade educacional brasileira. Embora a disciplina esteja prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e desempenhe papel fundamental para a formação crítica e científica dos estudantes, seu ensino ainda é marcado por lacunas significativas relacionadas à infraestrutura escolar, escassez de recursos pedagógicos, desmotivação discente e dificuldades de contextualização dos conteúdos. Além disso, o caráter abstrato e altamente simbólico da Química pode tornar seu aprendizado ainda mais complexo, especialmente quando não há uma conexão efetiva entre o conhecimento científico e o cotidiano dos alunos. Nesse cenário, torna-se essencial repensar as metodologias adotadas em sala de aula, buscando alternativas que tornem o ensino mais dinâmico, acessível e significativo. A pesquisa foi desenvolvida com turmas do 1o ano do ensino médio de uma escola pública estadual localizada em Fortaleza (CE), e buscou investigar não apenas a efetividade do jogo na mediação dos conteúdos, mas também seu impacto no envolvimento dos estudantes nas aulas de Química. A aplicação da metodologia ocorreu de maneira satisfatória, tendo permitido uma ampla gama de discussões em sala de aula envolvendo contextualização dos exemplos e experimentos realizados. A análise qualitativa das respostas obtidas com o teste pós-aplicação mostrou que os estudantes conseguiram incorporar ao seu arcabouço teórico conceitos importantes no que diz respeito às reações químicas, além de conseguirem contextualizar os fenômenos experimentalmente estudados com situações cotidianas; muitos inclusive citaram a cozinha de suas próprias casas como “laboratórios vivos”, admitindo a proximidade que a química tem com a vida de todos. O tratamento estatístico dos dados obtidos em ambos os questionários aplicados revelou um valor-p extremamente baixo (p ≈ 7,69 × 10−11), indicando que a diferença entre os testes não se deve ao acaso e sendo estatisticamente significativa ao nível de 5%. Além de um ganho de Hake de 0,87, apontando assim um alto nível de aprendizagem com a aplicação desta metodologia.
Abstract: Chemistry education, as a component of the Natural Sciences curriculum area, presents a significant challenge within the Brazilian educational context. lthough the discipline is outlined in the National Common Curricular Base (BNCC) and plays a fundamental role in the students’ critical and scientific development, its teaching is still marked by considerable gaps. These include inadequate school infrastructure, a lack of pedagogical resources, student disengagement, and difficulties in contextualizing content. Furthermore, the abstract and highly symbolic nature of Chemistry can make learning even more complex, especially when there is no effective connection between scientific knowledge and students’ everyday experiences. In this context, it becomes essential to rethink the methodologies adopted in the classroom, seeking alternatives that make teaching more dynamic, accessible, and meaningful. This study was conducted with first-year high school classes from a public state school located in Fortaleza (CE), aiming to investigate not only the effectiveness of an educational game in mediating chemical content but also its impact on student engagement during Chemistry lessons. The implementation of the methodology was carried out successfully, enabling a wide range of classroom discussions that involved the contextualization of examples and experiments. The qualitative analysis of the responses obtained from the post-test indicated that students were able to integrate key concepts related to chemical reactions into their theoretical framework. Moreover, they demonstrated the ability to contextualize the experimentally studied phenomena in real-life situations; several students even referred to their own kitchens as “living laboratories,” acknowledging the close relationship between chemistry and daily life. Statistical analysis of the data collected from both administered questionnaires revealed an extremely low p-value (p ≈ 7.69 × 10−11), indicating that the difference between pre- and post-test results is not due to chance and is statistically significant at the 5% level. In addition, a Hake gain of 0.87 was observed, pointing to a high level of learning as a result of the application of this methodology.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82969
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0009-0000-1899-0784
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/4714754609533226
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5674909577417157
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOC-20250811-WA0010. (2) (1).pdfTermo de consentimento252,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2025_tcc_fhdesgomes.pdf11,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.