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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82497| Tipo: | Tese |
| Título: | A visada argumentativa dos textos: variações e regularidades nos modos de argumentar |
| Autor(es): | Oliveira, Rafael Lima de |
| Orientador: | Araújo, Júlio César Rosa de |
| Coorientador: | Segundo, Paulo Roberto Gonçalves |
| Palavras-chave em português: | Linguística textual;Argumentação;Visada argumentativa;Dimensão argumentativa;Referenciação |
| Palavras-chave em inglês: | Text linguistics;Argumentation;Argumentative goal;Argumentative dimension;Referentiation |
| Palavras-chave em francês: | Linguistique textuelle;Argumentation;Visée argumentative;Dimension argumentative;Référenciation |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | OLIVEIRA, Rafael Lima de. A visada argumentativa dos textos: variações e regularidades nos modos de argumentar. 2025. 191 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumo: | Nesta tese, objetivamos caracterizar a visada argumentativa em textos com base em suas regularidades. Situados no campo disciplinar da Linguística Textual, partimos da interface com a Teoria da Argumentação no Discurso (doravante TAD), de Ruth Amossy (2018), a partir da qual defendemos que todo texto tem uma dimensão argumentativa (Cavalcante, 2016; Cavalcante et al., 2020; Cavalcante et al., 2022) e que a argumentatividade se manifesta com diferentes potencialidades em um continuum. Dos postulados da TAD, elegemos a noção de visada argumentativa como objeto de investigação, redimensionando-a no âmbito de nossos pressupostos teórico-metodológicos. Para Amossy (2018), existem “discursos” que se configuram num projeto persuasivo explícito e programado, isto é, têm uma visada argumentativa. Mas há também “discursos” em que se observa apenas uma tentativa simples de apresentar uma dimensão do real, sem a preocupação de prová-la, isto é, que apenas apresentam uma dimensão argumentativa. A autora, no entanto, não esclarece o que caracteriza a visada argumentativa, que, para ela, só ocorre em alguns textos, mas não em outros. Em razão disso, esta pesquisa busca diferenciar essas noções teóricas, prescrutando critérios para que possamos falar efetivamente da ocorrência da visada argumentativa em textos. Fundamentam esse estudo, quanto à análise argumentativa dos textos, além da TAD (Amossy, 2018), a Teoria Enunciativo-Interacional do Ponto de Vista, de Rabatel (2016) e a Semiolinguística, de Charaudeau (2016). Na primeira etapa metodológica desta pesquisa, de natureza essencialmente bibliográfica, (i) cotejamos as perspectivas teóricas das quais partem as noções de tese e ponto de vista com o objetivo de descrevê-las e diferenciá-las teoricamente no escopo de um estudo textual da argumentação, mas também de articulá-las no seio de uma análise textual, e (ii) discutimos, a partir de Toulmin (2022 [1958]) e Gonçalves-Segundo (2023a, 2024), a dimensão lógico-inferencial dos raciocínios argumentativos com o objetivo de refletir sobre os critérios para caracterizar a visada argumentativa. Na segunda etapa, buscamos simultaneamente, na análise dos textos que compõem nosso exemplário, a interpretação de suas ocorrências particulares e a descrição de suas regularidades quanto ao aspecto da argumentatividade, que se faz, nesta tese, pelo critério analítico da referenciação (Mondada, 1997; Cavalcante, 2011; Matos, 2018). Com esse objetivo, selecionamos para análise, em prol da argumentação das proposições teóricas desenvolvidas nesta tese, 14 textos, de gêneros diversos, advindos de fontes situadas dentro e fora do ambiente virtual, os quais hipoteticamente se encontram em diferentes pontos do continuum de argumentatividade. Os resultados da pesquisa apontam para a confirmação da hipótese de que a visada argumentativa não é homogênea, porque tem formas prototípicas e marginais de manifestação no texto, nem se circunscreve à dominância da sequência argumentativa (Adam, 2019), porque apenas a composicionalidade não dá conta de aspectos retóricos, dialéticos e lógicos que são próprios do processo que constitui, em maior ou menor grau, a dimensão argumentativa de todos os textos. Nos textos do continuum de argumentatividade, o locutor/enunciador primeiro (L1/E1) gerencia a potencialidade argumentativa do texto, considerando toda a situação de comunicação, a partir de suas intencionalidades e da mobilização de PDVs. Quando essa potencialidade faz emergir no texto um PDV central, que só se firma como tese quando é amparado por um ou mais argumentos, dizemos que o texto tem uma visada argumentativa. Tanto a tese quantos os segmentos dos argumentos correspondem a PDVs no texto e podem estar explícitos, parcialmente explícitos ou integralmente implícitos, neste caso sendo apenas supostos pelo interlocutor. Em todos os casos, podem ser reconstruídos a partir das redes referenciais co- construídas na interação. |
| Abstract: | In this thesis, we aim to characterize argumentative goal in texts based on their regularities. Situated within the disciplinary field of Text Linguistic, we draw on the interface with the Theory of Argumentation in Discourse (hereafter TAD), as developed by Ruth Amossy (2018). From this theoretical framework, we argue that every text possesses an argumentative dimension (Cavalcante, 2016; Cavalcante et al., 2020; Cavalcante et al., 2022), and that argumentativity manifests with varying degrees of intensity along a continuum. Among TAD's postulates, we selected the notion of argumentative goal as the object of investigation, reconfiguring it considering our theoretical and methodological assumptions. According to Amossy (2018), some “discourses” are structured as explicit and programmed persuasive projects – they exhibit argumentative goal. Others, however, present merely an attempt to depict a dimension of reality without aiming to prove it, thus possessing only an argumentative dimension. The author, nevertheless, does not clarify what precisely characterizes argumentative goal, which, in her view, is present in some texts but not in others. For this reason, the present research seeks to distinguish these theoretical notions, probing criteria that allow us to effectively determine the presence of argumentative goal in texts. In addition to TAD (Amossy, 2018), this study also draws upon the Enunciative-Interactional Point of View Theory (Rabatel, 2016) and Semiolinguistics (Charaudeau, 2016) for the argumentative analysis of texts. In the first methodological stage of this essentially bibliographic research, we (i) compare the theoretical perspectives underlying the notions of thesis and point of view in order to describe and differentiate them within the scope of textual argumentation studies, as well as to articulate them within textual analysis; and (ii) discuss, based on Toulmin (2022 [1958]) and Gonçalves-Segundo (2023a, 2024), the logical-inferential dimension of argumentative reasoning with the aim of identifying criteria for characterizing argumentative goal. In the second stage, we simultaneously seek, through the analysis of the texts comprising our exemplary, to interpret their particular occurrences and describe their regularities concerning argumentativity. In this thesis, such analysis is conducted through the analytical criterion of referentiation (Mondada, 1997; Cavalcante, 2011; Matos, 2018). To this end, we selected for analysis, in favor of the argumentation of the theoretical propositions developed in this thesis, 14 texts of different genres, coming from sources located inside and outside the virtual environment. These texts are hypothetically located at different points along the continuum of argumentativity. Results confirm the hypothesis that argumentative goal is not homogeneous: it exhibits both prototypical and marginal forms of manifestation within texts. Moreover, it is not limited to the dominance of argumentative sequences (Adam, 2019), as compositionality alone fails to account for the rhetorical, dialectical, and logical aspects that are inherent to the process constituting, to varying degrees, the argumentative dimension of all texts. In texts located along the argumentativity continuum, the locutor-enunciator first (L1/E1) manages the argumentative potential of the text, considering the entire communicative situation, their intentions, and the mobilization of point of views (PDVs). When this potential gives rise to a central PDV within the text – which only becomes a thesis when supported by one or more arguments – we state that the text exhibits argumentative goal. Both the thesis and the argumentative segments correspond to PDVs in the text and may appear explicitly, partially explicitly, or be entirely implicit, in which case they are merely inferred by the interlocutor. In all cases, they can be reconstructed based on the referential networks co-constructed in the interaction. |
| Résumé: | Dans cette thèse, nous visons à caractériser la visée argumentative dans les textes à partir de leurs régularités. Situés dans le champ disciplinaire de la Linguistique Textuelle, nous partons de l’interface avec la Théorie de l’Argumentation dans le Discours (dorénavant TAD), de Ruth Amossy (2018), à partir de laquelle nous défendons que tout texte possède une dimension argumentative (Cavalcante, 2016 ; Cavalcante et al., 2020 ; Cavalcante et al., 2022) et que l’argumentativité se manifeste avec des potentialités diverses dans un continuum. Parmi les postulats de la TAD, nous avons choisi la notion de visée argumentative comme objet d’investigation, en la redimensionnant dans le cadre de nos postulats théoriques et méthodologiques. Pour Amossy (2018), il existe des “discours” qui s’inscrivent dans un projet persuasif explicite et programmé, c’est-à-dire qui ont une visée argumentative. Mais il y a aussi des “discours” dans lesquels on observe seulement une tentative simple de présenter une dimension du réel, sans souci de la démontrer, c’est-à-dire qui ne possèdent qu’une dimension argumentative. L’auteure, toutefois, n’éclaircit pas ce qui caractérise la visée argumentative, qui, selon elle, ne se manifeste que dans certains textes et non dans d’autres. Pour cette raison, cette recherche cherche à différencier ces notions théoriques, en scrutant des critères qui nous permettent de parler effectivement de l’occurrence de la visée argumentative dans les textes. Ce travail s’appuie, en ce qui concerne l’analyse argumentative des textes, outre la TAD (Amossy, 2018), sur la Théorie Enonciativo-Interactionnelle du Point de Vue, de Rabatel (2016) et sur la Sémiolinguistique, de Charaudeau (2016). Dans la première étape méthodologique de cette recherche, de nature essentiellement bibliographique, nous avons (i) confronté les perspectives théoriques à partir desquelles émanent les notions de thèse et de point de vue (PDV), dans le but de les décrire et de les différencier théoriquement dans le cadre d’une étude textuelle de l’argumentation, mais aussi de les articuler au sein d’une analyse textuelle, et (ii) discuté, à partir de Toulmin (2022 [1958]) et Gonçalves-Segundo (2023a, 2024), la dimension logico-inférentielle des raisonnements argumentatifs afin de réfléchir sur les critères permettant de caractériser la visée argumentative. Dans la deuxième étape, nous avons cherché simultanément, à travers l’analyse des textes composant notre exemplaire, l’interprétation de leurs occurrences particulières et la description de leurs régularités quant à l’aspect de l’argumentativité, aspect qui se produit, dans cette thèse, selon le critère analytique de la référenciation (Mondada, 1997 ; Cavalcante, 2011 ; Matos, 2018). À cette fin, nous avons sélectionné pour analyse, en faveur de l’argumentation des propositions théoriques développées dans cette thèse, 14 textes, issus de genres variés, provenant de sources tant en environnement numérique qu’en dehors de celui-ci, qui se situent hypothétiquement à différents points du continuum d’argumentativité. Les résultats de la recherche confirment l’hypothèse selon laquelle la visée argumentative n’est pas homogène, car elle présente des formes prototypiques et marginales de manifestation dans le texte, et ne se réduit pas à la dominance de la séquence argumentative (Adam, 2019), puisque la seule compositionnalité ne rend pas compte des aspects rhétoriques, dialectiques et logiques qui font partie du processus constituant, dans une plus ou moins grande mesure, la dimension argumentative de tous les textes. Dans les textes relevant du continuum d’argumentativité, le locuteur/énonciateur premier (L1/E1) gère la potentialité argumentative du texte, en tenant compte de l’ensemble de la situation de communication, à partir de ses intentions et de la mobilisation de PDV. Lorsque cette potentialité fait émerger dans le texte un PDV central, qui ne se stabilise comme thèse que s’il est soutenu par un ou plusieurs arguments, on dit que le texte possède une visée argumentative. Tant la thèse que les segments des arguments correspondent à des PDV dans le texte et peuvent être explicites, partiellement explicites ou entièrement implicites, dans ce dernier cas étant seulement supposés par l’interlocuteur. Dans tous les cas, ils peuvent être reconstruits à partir des réseaux référentiels co-construits dans l’interaction. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82497 |
| ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0000-0001-7993-1307 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | https://lattes.cnpq.br/4409466100879352 |
| ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0001-7399-3769 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/3016042855685546 |
| ORCID do Coorientador: | https://orcid.org/0000-0002-5592-8098 |
| Currículo Lattes do Coorientador: | http://lattes.cnpq.br/6353387449595467 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | PPGL - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
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