Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82310| Tipo: | TCC |
| Título : | Efeito das tecnologias educacionais para o trabalho de parto e parto: revisão sistemática |
| Autor : | Ribeiro, Bruna Stefany Rodrigues |
| Tutor: | Nour, Guilherme Frederico Abdul |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Tecnologia Educacional;Trabalho de Parto;Parto;Revisão Sistemática |
| Palabras clave en inglés: | Educational Technology;Labor, Obstetric;Parturition;Systematic Review |
| Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
| Fecha de publicación : | 2024 |
| Citación : | RIBEIRO, Bruna Stefany Rodrigues. Efeitos das tecnologias educacionais desenvolvidas para o trabalho de parto e parto: revisão sistemática. 2024. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização de Residência) – Complexo Hospitalar, Universidade Federal do Ceará, 2024. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/ 82310. Acesso em: 01 set. 2025. |
| Resumen en portugués brasileño: | Introdução: Às tecnologias educacionais configuram-se importantes instrumentos de produção, veiculação e disseminação de conhecimentos. No campo da enfermagem obstétrica, essas ferramentas são utilizadas para realização de educação em saúde, tendo propósito de desenvolver autonomia materna e de seu acompanhante, proporcionando o fortalecimento das boas práticas no parto e nascimento. Objetivo: avaliar os efeitos das tecnologias educacionais desenvolvidas para o trabalho de parto e parto. Métodos: revisão sistemática desenvolvida por meio das recomendações do Joanna Briggs Institute. Teve sua questão de pesquisa elaborada mediante a estratégia PICOS e seu relatório descrito conforme o PRISMA. As buscas foram realizadas nas bases de dados Pubmed/Medline, Cochrane, Scopus, EMBASE, CINAHL, Web of Science e literatura cinzenta, sem restrição idiomática e/ou temporal. Utilizou-se a ferramenta RoB-2 e Robins-I, ambas da Cochrane, para avaliação do risco de viés e da qualidade metodológica dos estudos incluídos e o Grading of Recommendations, Assessment, Development and Evaluation para a avaliação da qualidade das evidências e recomendá-las. Resultados: foram recuperados 630 estudos, desses, 24 incluídos para leitura na íntegra, dos quais 07 compuseram a amostra da presente revisão. As gestantes que utilizaram as tecnologias educacionais demonstraram maior conhecimento sobre os sinais de trabalho de parto e parto, sentindo-se mais bem preparadas para o evento. Observou-se ainda a melhora das expectativas relacionadas ao parto. Nos acompanhantes, notou-se maior segurança e cuidados de apoio às mulheres, mostrando mais autonomia e empoderamento em relação às ações de atenção emocional e física, contribuindo para maior satisfação em relação ao parto por parte das puérperas. Conclusão: o uso das tecnologias educacionais para o trabalho de parto e parto mostrou-se eficaz e promove melhora do conhecimento e da satisfação das gestantes e seus acompanhantes quando utilizadas de forma efetiva, obtendo-se um “forte” grau de recomendação. |
| Abstract: | Introduction: Educational technologies are important tools for the production, dissemination, and sharing of knowledge. In the field of obstetric nursing, these tools are used to carry out health education, aiming to develop maternal autonomy and that of her companion, there by strengthening good practices during labor and childbirth. Objective: To evaluate the effects of educational technologies developed for labor and childbirth. Methods: This is a systematic review conducted according to the recommendations of the Joanna Briggs Institute. The research question was formulated using the PICOS strategy, and the report was described following PRISMA guidelines. Searches were conducted in the PubMed/Medline, Cochrane, Scopus, EMBASE, CINAHL, Web of Science databases, and grey literature, with no language or time restrictions. The Cochrane tools RoB-2 and ROBINS-I were used to assess the risk of bias and methodological quality of the included studies, while the Grading of Recommendations, Assessment, Development and Evaluation (GRADE) approach was used to assess the quality of the evidence and to formulate recommendations. Results: A total of 630 studies were retrieved, of which 24 were selected for full-text review. Seven studies were included in the final sample. Pregnant women who used educational technologies demonstrated greater knowledge about the signs of labor and childbirth, and felt better prepared for the experience. Improved expectations regarding childbirth were also observed. Among companions, greater confidence and supportive care for women were noted, showing more autonomy and empowerment in providing emotional and physical support, which contributed to higher satisfaction with childbirth among the women. Conclusion: The use of educational technologies for labor and childbirth proved to be effective and led to improved knowledge and satisfaction among pregnant women and their companions when used effectively, resulting in a "strong" level of recommendation. |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82310 |
| Lattes del autor: | https://lattes.cnpq.br/9654010393650261 |
| ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0002-5000-6203 |
| Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/9773070361808326 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | RESMULTI - TCC |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2024_tcc_bsrribeiro.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.