Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82147
Tipo: TCC
Título: Integração de Python no ensino de Resistência dos Materiais: uma abordagem transdisciplinar para potencializar a aprendizagem em Engenharia
Autor(es): Lima, Gabriel Novais
Orientador: Vasconcelos, Patrícia Freitas Campos de
Palavras-chave em português: programação de computadores;programa de educação tutorial;ensino de python
Palavras-chave em inglês: computer programming;tutorial education program;python teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE
Data do documento: 2025
Citação: LIMA, Gabriel Novais. Integração de Python no ensino de Resistência dos Materiais: uma abordagem transdisciplinar para potencializar a aprendizagem em Engenharia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Campus de Russas, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2025.
Resumo: A programação de computadores tem se consolidado como uma habilidade fundamental no mercado de trabalho, ampliando as oportunidades profissionais. Nesse contexto, o Programa de Educação Tutorial (PET) desenvolveu o projeto Capacite-se, oferecendo cursos, ministrados por bolsistas, para a comunidade. Os estudantes de graduação em Engenharia do Campus de Russas não possuem disciplinas específicas para o ensino da programação. Percebendo essa lacuna, os bolsistas do PET ministraram um curso de Python voltado para esses estudantes, com foco na aplicação durante a disciplina de Resistência dos Materiais II. Com a análise quanti-qualitativa, os resultados obtidos foram satisfatórios, evidenciando a sua eficácia ao atingir os objetivos definidos.
Abstract: Computer programming has become a fundamental skill in the job market, expanding professional opportunities. In this context, the Programa de Educação Tutorial (PET) developed the Capacite-se project, offering courses taught by scholarship students to the community. Undergraduate Engineering students at the Russas Campus do not have specific courses for learning programming. Recognizing this gap, PET scholars conducted a Python course tailored for these students, focusing on its application in the Resistance of Materials II course. Through a quantitative and qualitative analysis, the results obtained were satisfactory, demonstrating the course’s effectiveness in achieving its proposed objectives.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82147
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0009-0006-2520-6779
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/0079840634804991
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_tcc_gnlima.pdf212,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.