Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82147| Tipo: | TCC |
| Título: | Integração de Python no ensino de Resistência dos Materiais: uma abordagem transdisciplinar para potencializar a aprendizagem em Engenharia |
| Autor(es): | Lima, Gabriel Novais |
| Orientador: | Vasconcelos, Patrícia Freitas Campos de |
| Palavras-chave em português: | programação de computadores;programa de educação tutorial;ensino de python |
| Palavras-chave em inglês: | computer programming;tutorial education program;python teaching |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | LIMA, Gabriel Novais. Integração de Python no ensino de Resistência dos Materiais: uma abordagem transdisciplinar para potencializar a aprendizagem em Engenharia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Campus de Russas, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2025. |
| Resumo: | A programação de computadores tem se consolidado como uma habilidade fundamental no mercado de trabalho, ampliando as oportunidades profissionais. Nesse contexto, o Programa de Educação Tutorial (PET) desenvolveu o projeto Capacite-se, oferecendo cursos, ministrados por bolsistas, para a comunidade. Os estudantes de graduação em Engenharia do Campus de Russas não possuem disciplinas específicas para o ensino da programação. Percebendo essa lacuna, os bolsistas do PET ministraram um curso de Python voltado para esses estudantes, com foco na aplicação durante a disciplina de Resistência dos Materiais II. Com a análise quanti-qualitativa, os resultados obtidos foram satisfatórios, evidenciando a sua eficácia ao atingir os objetivos definidos. |
| Abstract: | Computer programming has become a fundamental skill in the job market, expanding professional opportunities. In this context, the Programa de Educação Tutorial (PET) developed the Capacite-se project, offering courses taught by scholarship students to the community. Undergraduate Engineering students at the Russas Campus do not have specific courses for learning programming. Recognizing this gap, PET scholars conducted a Python course tailored for these students, focusing on its application in the Resistance of Materials II course. Through a quantitative and qualitative analysis, the results obtained were satisfactory, demonstrating the course’s effectiveness in achieving its proposed objectives. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82147 |
| ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0009-0006-2520-6779 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/0079840634804991 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_tcc_gnlima.pdf | 212,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.