Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81948
Tipo: TCC
Título: Recursos didáticos no ensino de geografia na rede pública estadual (Fortaleza, Ceará): desafios e possibilidades para a construção do pensamento geográfico
Autor(es): Pastor, Bruna Lima
Orientador: Barbosa, Maria Edivani Silva
Palavras-chave em português: Recursos didáticos;Ensino de Geografia;Pensamento geográfico;Formação docente;Prática pedagógica
Palavras-chave em inglês: Teaching resources;Geography education;Geographical thinking;Teacher training;Pedagogical practice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Data do documento: 2025
Citação: PASTOR, Bruna Lima. Recursos didáticos no ensino de geografia na rede pública estadual (Fortaleza, Ceará): desafios e possibilidades para a construção do pensamento geográfico. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo investigar o uso de recursos didáticos para a construção do pensamento geográfico, trabalhando na aproximação entre o conteúdo escolar e a realidade dos estudantes. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa de natureza exploratória, sendo desenvolvida através de revisão bibliográfica e aplicação de formulário online voltado para 19 professores de Geografia da rede estadual do Ceará, atuantes no município de Fortaleza. Para se alcançar o objetivo dessa pesquisa, a revisão bibliográfica, inicialmente contemplou obras da didática geral, como as de Libâneo (2013), Piletti (2010) e Zabala (2010), para compreender as definições e classificações sobre recursos didáticos. Posteriormente, foram incorporadas as contribuições sobre ensino de Geografia, trazendo autores relevantes para a temática, como Callai (2002, 2011, 2013), Cavalcanti (2010, 2011, 2012, 2019) e Pontuschka, Paganelli e Cacete (2009), que enfatizam a importância da articulação entre recursos e a construção do conhecimento geográfico. A coleta de dados foi realizada por formulário, desenvolvido via Google Forms, e contou com a participação de professores lotados nas três Superintendências das Escolas Estaduais de Fortaleza (SEFOR 1, 2 e 3). A análise dos dados revelou que, embora os professores reconheçam a relevância dos recursos didáticos, o uso ainda é atravessado por dificuldades como falta de infraestrutura e a predominância de práticas tradicionais. Contudo, verificou-se que, quando utilizados de forma intencional e vinculados aos conteúdos geográficos e ao cotidiano dos estudantes, os recursos didáticos potencializam a aprendizagem e favorecem a construção do pensamento espacial e crítico. Conclui-se que o uso planejado e reflexivo desses recursos possibilita que o ensino de Geografia se aproxime das realidades dos alunos e contribua para sua formação como sujeitos críticos e reflexivos.
Abstract: This article aims to investigate the use of teaching resources in the development of geographical thinking, focusing on bridging the gap between school content and students’ realities. The research is characterized as a qualitative, exploratory study, conducted through a bibliographic review and an online survey applied to 19 Geography teachers from the state education network in Ceará, specifically in the municipality of Fortaleza. To achieve this objective, the literature review initially covered general didactics works, such as those by Libâneo (2013), Piletti (2010), and Zabala (2010), to understand the definitions and classifications of teaching resources. Subsequently, contributions on Geography teaching were incorporated, bringing in relevant authors in the field, such as Callai (2002, 2011, 2013), Cavalcanti (2010, 2011, 2012, 2019), and Pontuschka, Paganelli, and Cacete (2009), who emphasize the importance of linking resources to the construction of geographical knowledge. Data collection was carried out via a Google Forms questionnaire, involving teachers assigned to the three Superintendencies of State Schools in Fortaleza (SEFOR 1, 2, and 3). Data analysis revealed that, although teachers recognize the relevance of teaching resources, their use is still hindered by challenges such as lack of infrastructure and the predominance of traditional practices. However, it was observed that when used intentionally and connected to geographical content and students’ daily lives, teaching resources enhance learning and promote the development of spatial and critical thinking. The study concludes that the planned and reflective use of these resources allows Geography teaching to become more closely aligned with students’ realities, contributing to their formation as critical and reflective individuals.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81948
Currículo Lattes do(s) Autor(es): https://lattes.cnpq.br/4757671604999190
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6104723368550136
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:GEOGRAFIA-BACHARELADO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_tcc_blpastor.pdf518,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.