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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8194
Tipo: | Dissertação |
Título: | Reescrita da seção justificativa do projeto de pesquisa por escritores iniciantes |
Título em inglês: | Réécriture de la section Justification du projet de recherche pour les écrivains débutants |
Autor(es): | Barros, Marcilene Gaspar |
Orientador: | Soares, Maria Elias |
Palavras-chave: | Réécriture;Mouvements rhétoriques;Pesquisa - Metodologia;Exposição(Retórica);Redação acadêmica;Estudantes universitários - Escrita |
Data do documento: | 2013 |
Instituição/Editor/Publicador: | www.teses.ufc.br |
Citação: | Barros, M. G.; Soares, M. E. (2013) |
Resumo: | Esta pesquisa está inserida na área da Aquisição e Desenvolvimento da Escrita e tem por objetivo analisar as mudanças efetuadas na reescrita da seção justificativa do projeto de pesquisa, levando-se em consideração os movimentos retóricos característicos do texto e o uso de operadores argumentativos. Para tanto, fundamenta-se na concepção de revisão de base cognitiva, de acordo com os postulados de Hayes e Flower (1980), Hayes et al. (1987) e Hayes (2004, 2006); na tipologia proposta por Fabre-Cols (2002) sobre as mudanças realizadas nos textos pelos sujeitos; na organização retórica da seção justificativa a partir do modelo CARS de Swales (1990) e dos estudos de Motta-Roth e Hendges (2010), bem como nas discussões sobre a força argumentativa que emerge das mudanças propostas pelos sujeitos na revisão/reescrita do texto, a partir do uso de operadores argumentativos, conforme estudos de Ducrot (1980, 1983, 1995) e Anscombre (1989, 1995). O corpus é formado por 38 justificativas de projetos de pesquisas de 19 graduandos do segundo semestre do curso de Letras, sendo que 19 correspondem à versão inicial e 19 à versão final revisada e reescrita. Adotamos, em nosso estudo, a pesquisa de campo, visto que essa se desenvolve, segundo Gil (2002), basicamente, por meio de observação direta das atividades do grupo estudado e de entrevista com informantes para captar suas explicações e interpretações do que ocorre no grupo. Os resultados revelaram a utilização das operações de adição, supressão, substituição e deslocamento incidindo sobre várias unidades linguísticas. Além disso, mostraram que, nessas mudanças, os sujeitos usaram expressões características de passos dos movimentos retóricos delineados por Swales (1990) e operadores argumentativos que exercem importante papel na orientação argumentativa do texto. Dessa forma, a revisão/reescrita mostrou-se uma atividade relevante no processo de escrita, promovendo mudanças positivas e reestruturando o texto também na perspectiva retórico-argumentativa. |
Descrição: | BARROS, Marcilene Gaspar. Reescrita da seção justificativa do projeto de pesquisa por escritores iniciantes. 2013. 175f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2013. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8194 |
Aparece nas coleções: | PPGL - Dissertações defendidas na UFC |
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